Paraná terá controle digital de projetos e obras públicas até 2018

AEN

O Governo do Paraná pretende, até 2018, fazer com que todas as obras públicas sejam executadas pelo sistema BIM (Building Information Modeling), software que proporciona maior controle no processo de construção. A Secretaria de Infraestrutura e Logística e suas autarquias vinculadas já começaram o treinamento e qualificação do pessoal. 

Com isto, o Estado quer combater desperdício, evitar erros em projetos e obter uma economia de até 30% ao longo do processo de execução de uma obra pública. O sistema BIM permite, por exemplo, inserir informações na construção de uma rodovia, definindo melhores traçados, levando em contas questões ambientais, relevos e método de construção. Isto agiliza o processo e reduz custo, disse o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho. 

O sistema também possibilita maior controle sobre a obra, pois permite saber com exatidão o número correto de todos os itens necessários, com a quantidade de dobradiça ou o número de parafusos. Isto permite que órgãos de fiscalização, como os tribunais de conta, possam acompanhar e controlar com maior exatidão os custos da obra, disse Richa Filho. 

Em encontro nesta quinta-feira (08), em Curitiba, técnicos da Secretaria de Infraestrutura e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) definiram os cronogramas para implantar esta tecnologia. A meta é, até 2017, treinar todo quadro da Pasta e das autarquias vinculadas – como a Paraná Edificações, Ferroeste, Portos de Paranaguá e Antonina – e o DER. 

Enquanto o Estado faz o treinamento dos servidores, o Departamento de Gestão do Plano de Obras de Infraestrutura e Logística da Secretaria testará os softwares existentes no mercado. Para isso, foi criado o Laboratório BIM que vai verificar qual software é mais adequado para determinados setores públicos. 

A Secretaria também está formalizando parcerias para aprimorar o conhecimento da ferramenta BIM. Foi criada com os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a Rede Bim Sul, que troca informações e tecnologia a respeito deste sistema. Além disto, os fornecedores do Estado também serão motivados a usar esta metodologia. A intenção é que até 2018 todos os projetos e acompanhamentos de obras sejam feito pelo sistema BIM.