O mundo virtual abriga de tudo. Até mesmo aquilo que a princípio pareceria incompatível. Um sebo, por exemplo. Trata-se de um estabelecimento ligado ao passado, às antiguidades, mas embora pouca gente saiba, os sebos já estão conectados à rede mundial de computadores no Portal Estante Virtual. Um ano depois de criado, o portal reúne 326 sebos espalhados por 87 cidades brasileiras e possui um acervo de seis milhões de livros. Já atinge a marca de US$ 1 milhão em vendas. Só do Paraná, são 13 sebos e seis livreiros virtuais (confira tabela ao lado)
O fato é que em 2005 eram apenas 12 sebos e menos de mil livros cadastrados. Um ano depois, às vésperas do seu primeiro aniversário, o Portal Estante Virtual (www.estan-tevirtual.com.br) é referência nacional em buscas de livros usados. Com tantos títulos, milhares de leitores têm procurado o site, que tem contabilizado uma busca a cada três segundos. E, segundo enquete da própria Estante, as buscas ali são realmente certeiras: cerca de 90% dos visitantes encontram os livros que procuram.
O portal, idealizado pelo administrador carioca André Garcia, tem atualmente 20 mil acessos diários e já vendeu 35 mil livros, o equivalente ao acervo inteiro de três sebos de médio porte. Hoje, a Estante Virtual tem 20 mil leitores cadastrados, entre eles clientes de outros países, como Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Noruega, Portugal e Venezuela.
Segundo André, o mérito do portal é potencializar a função dos sebos. “Com seus acervos conectados a uma rede de buscas de âmbito nacional, os sebos passam a ter um papel novo, fruto dessa consolidação sistêmica. Esse papel, o da busca, não podia ser exercido antes, na lógica individual em que atuavam — seja fisicamente, seja virtualmente através de sites isolados”, diz.
E completa: “A Estante Virtual surgiu para tornar possível tecnologicamente esse sonho de buscar um livro em centenas de sebos, em diversas cidades ao mesmo tempo. O Brasil possui cerca de 800 sebos, concentrados em pouco mais de 120 cidades. Antes do portal, o acesso a esses livros ficava restrito aos moradores de cada uma dessas cidades. Os grandes varejistas de livros novos já estavam na internet há uma década. Faltava, então, uma iniciativa para levar os sebos à rede, e toda a sua inigualável riqueza literária”.
Em 2007, meta prevê ampliação de rede
Os resultados indicam a consolidação da proposta inovadora do projeto. Para 2007, os planos são de expandir o alcance da rede de buscas da Estante, conectando progressivamente ao portal boa parte dos 500 sebos brasileiros que ainda não estão conectados.
“Nossa meta agora é superar, nessa rede de buscas, o volume de livros da Biblioteca Nacional, atualmente em nove milhões de exemplares”, completa o administrador do site, o carioca André Garcia. (JR)
Serviço
www.estantevirtual.com.br/cgi-bin/participantes. cgi?estado=Paraná
Lista de livreiros e sebos do Paraná
-Gleisson R Schmidt
-Livraria Alexandria
-Livraria Cervantes
-Livraria e Sebo Acrópole
-Livraria Fênix
-Mar de Livros
-Nosso Acervo
-Pico do Livro
-Raridade.com Livros
-Redacional Livraria
-Ruy Barbosa
-Sebo Acervo Almon
-Sebo Artur Souza
-Sebo Cultura *
-Sebo e Restauradora Universitária *
-Sebo Fígaro
-Sebo Fonte do Livro *
-Sebo Releituras
-Sebomania
* Localizados em Maringá, os demais são em Curitiba