Smart City Expo recebe mais de oito mil pessoas

SMCS

Mais de oito mil pessoas participaram do Smart City Expo Curitiba 2018, maior evento de cidades inteligentes do mundo, realizado na quarta (28) e quinta-feira (01), no Expo Renault Barigui. O número de visitantes superou as expectativas da organização, que previa cinco mil pessoas.

Pela primeira vez, o Smart City Expo foi realizado no Brasil. O evento em Curitiba teve o apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da capital.

Os olhos do mundo estiveram voltados para Curitiba nos dois dias do Smarty City Expo, que teve debates sobre inovação urbana e apresentou soluções para o futuro das cidades”, diz o prefeito Rafael Greca. Ele lembra ainda que o Vale do Pinhão foi um dos grandes destaques do evento internacional, mostrando as propostas da rede para o incentivo à tecnologia, de criação de startups, de educação voltada à cultura da inovação, de revitalização de regiões da capital e de incentivo à eficiência em todas as áreas da administração municipal.

O Smart City Curitiba foi um sucesso, em todos os sentidos”, comemora André Telles, cofundador e diretor da iCtities, que organizou o evento no Expo Renault Barigui. “Tanto a participação dos congressistas quanto a contribuição dos speakers e expositores foi à altura deste evento histórico para o país e para a cidade, que agora faz parte do seleto grupo de smart cities sede de um evento chancelado pela Fira Barcelona.

Smart Plaza – Durante o Smart City Expo, 70 especialistas de todo o mundo apresentaram propostas para cidades inteligentes. Os debates se concentraram em quatro temas: Tecnologias Disruptivas, Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro.

Renomados profissionais participaram dos debates e palestras, como o arquiteto e engenheiro Carlo Ratti, que dirige o Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), grupo mundialmente conhecido por analisar a forma como as tecnologias estão mudando a forma de perceber, planejar e vivenciar as cidades; o arquiteto Jorge Perez Jaramillo, responsável pela evolução urbana de Medellín até 2015; e Agustín Suárez, diretor-geral de Gestão Digital da cidade de Buenos Aires.

Já a área de exposição de 800m² contou com a participação de diversas prefeituras do Brasil, comitivas internacionais e empresas que exibiram soluções inovadoras para a construção de serviços públicos mais eficientes, com tecnologias inovadoras e que tornem as cidades mais sustentáveis.

Cerca de um quarto da feira foi ocupada pelo Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço idealizado pela Prefeitura, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O ambiente mostrou todo o ecossistema de inovação da capital e as iniciativas pioneiras no Vale do Pinhão, com aproximadamente 80 palestras e pitches (apresentações de cinco minutos) e dez expositores.