A maioria daqueles que já assistiram ao filme ou jogaram um dos games da série “Tomb Raider” talvez nem imagine que Lara Croft era, no começo, um homem. A revelação é de Joseph Olin, veterano da indústria de jogos e um dos membros da equipe que criou as primeiras aventuras da heroín nos anos 1990.

Em entrevista ao UOL Jogos, Olin revelou que o primeiro Tomb Raider seria protagonizado por um homem. Contudo, o dono do estúdio que produzia o game estava preocupado, pois sua empresa também distribuía os jogos de Indiana Jones e havia a preocupação de que o novo game parecesse apenas um clone do clássico dos cinemas.

Foi quando a equipe resolveu pensar seu herói e, aí, chegaram à conclusão de que mais um jogo de aventura com um protagonista homem não seria tão interessante e, muito menos, diferente. Era uma época em que mulheres protagonizando jogo era algo raro, e logo Lara Croft tornou-se mundialmente conhecida – embora tenha nascido com o primeiro game da série já em curso.

“O sucesso da personagem mudou completamente a franquia”, diz Joseph. “A parte do ‘Tomb Raider’ ficou em segundo plano, tanto que a sequência chama-se ‘Tomb Raider II Starring Lara Croft'”.