AMANDA RIBEIRO, ENVIADA ESPECIAL
PARATY, RJ (FOLHAPRESS) – O escritor e empreendedor social carioca Anderson França, o Dinho, que disse ter sido ameaçado de morte, participou por videoconferência da mesa Literatura em Todas as Plataformas na programação paralela da Flip.
A ameaça surgiu após França denunciar em sua página do Facebook um autor de comentários preconceituosos.
Sem mencionar o incidente que o obrigou a cancelar sua vinda à festa, França começou sua fala expondo as dificuldades de acesso à leitura pelos jovens de periferia, que não têm condições nem de frequentar a escola.
“Boa parte da juventude não tem ‘fetiche por livro’ porque não tem condições, porque é muito pobre. Essas pessoas não têm acesso ao tecido social que permite que os livros se tornem objetos de desejo.”
França é conhecido por escrever crônicas na internet sobre o cotidiano da periferia carioca e os embates diários com o racismo.
Ele cancelou sua viagem a Paraty depois de ter sido ameaçado de morte por um perfil com o nome de Ricardo Wagner, suposto autor de declarações racistas, xenófobas e homofóbicas que França denunciou.
Ricardo Wagner negou as acusações e disse que um perfil falso havia sido criado com suas fotos e seu nome. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.