Pelo andar da carruagem, já deu pra perceber que Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi) ficarão juntos no final de “Caminho das Índias”. Ai de Glória Perez se não atender ao pedidos do público, que torce pelo mocinho desde que Bahuan (Márcio Garcia) tentou virar o malvadinho da história.

Porém, para não ficar tão óbvio assim, a autora preparou um final emocionante para o casal. Depois que Maya revela toda a verdade sobre seu envolvimento com Bahuan e confessa que Niraj é filho do dalit, Raj perde a cabeça e diz que nunca a perdoará. Ele sai de casa nervoso e encontra os amigos do time de polo, que estão viajando para jogar em outra cidade. Sem rumo, ele pede para ir junto e antes de embarcar no trem arranca do pescoço a correntinha com a medalha que Maya lhe deu de presente Um jogador vê a joia no chão e devolve para Raj, que rejeita e diz para o amigo fazer o que bem entender com ela. Sem entender nada, o rapaz pendura o cordão no pescoço. Mal sabe ele que essa atitude causará uma enorme confusão.

Durante o trajeto, o trem explode e muitos jogadores morrem. Raj, porém, é levado em coma para um hospital. Mas a notícia que chega na casa dos Ananda é de que Raj morreu na explosão do trem. Opash (Tony Ramos) reconhece o corpo – que traz a medalha – e Maya se entrega ao ritual das viúvas, após escrever para Bahuan pedindo que tome conta de Niraj, caso seja expulsa de casa.

Os ex-amantes se encontram e finalmente resolvem suas diferenças. Bahuan afirma que tudo teria sido diferente se soubesse que ela estava grávida, mas Maya pondera e diz que ele jamais deixaria de ser ambicioso. Os dois percebem que mudaram muito e que hoje seguem por outros caminhos, selando uma amizade em nome do filho que têm em comum. Assim, Bahuan se casará com Shivani (Thaila Ayala) e assumirá os negócios da família do sogro.

Quanto à Raj, voltará para casa resgatado por Bahuan ou Lucas (Murilo Rosa) – que estará na Índia. Quando souber que Maya está num asilo para viúvas e vive pelos becos, se desespera e sai à procura da amada. A cena do reencontro promete. No meio da multidão, eles se cruzam e correm um em direção ao outro. Com um beijo apaixonado, Maya e Raj concluem que conseguiram construir um amor de verdade, apesar de todo sofrimento no passado.

DESFECHOS – Mas nem só de Raj e Maya vive “Caminho das Índias”. Pelo contrário. As tramas paralelas também sustentam sua força. Por enquanto, resta dúvida quanto ao destino de Raul (Alexandre Borges). Como réu primário, ele poderá aguardar seu julgamento em liberdade, levando uma vida simples na Lapa. Ou então matará Yvone (Letícia Sabatella) ao vê-la se dando bem e, logo em seguida, tirará a própria vida. Acompanhe outros desfechos:

– Yvone consegue sair da prisão antes do tempo por bom comportamento e volta a aplicar golpes.

– Laksmi (Laura Cardoso) confessa que, no passado, não se casou com Shankar (Lima Duarte) para proteger Opash, ainda dentro da sua barriga. Ao saber disso, o patriarca da família Ananda resolve perdoar Maya e acolhe Niraj com seu neto.

– Shankar e Opash se entendem. O brâmane abre mão de seus bens para se dedicar à vida espiritual.

– A falsa gravidez de Surya (Cléo Pires) vem à tona e ela vira criada da casa, servindo tchai para toda a família.

– Abel (Anderson Müller) e Norminha (Dira Paes) reatam; Aída (Totia Meirelles) e Dario (Victor Fasano) se casam; Silvia (Deborah Bloch) engravida de Murilo (Caso Ciocler) .

– Tarso (Bruno Gagliasso) faz o tratamento regularmente, controla a doença e se casa com Tônia (Marjorie Estiano).