Brasil inicia seleção de filmes para o Oscar 2015

Folhapress

SÃO PAULO, SP – Foram abertas nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Cultura as inscrições para longas-metragens brasileiros para a seleção do prêmio de Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015. Como todos os países participantes, o Brasil tem direito a escolher um de seus filmes para concorrer à indicação. A decisão será tomada por uma banca de especialistas selecionados pelo MinC e anunciada em 18 de setembro.

“O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra, “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia, e “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, são provavelmente aqueles com mais chances de serem nomeados pelo MinC.

O filme de Coimbra, sobre o sequestro de uma criança no subúrbio do Rio, teve ótima trajetória em mostras internacionais: levou prêmios nos festivais de cinema de Havana, San Sebastián, Rio, Miami e Guadalajara. Já longas rodados por Aïnouz e Ribeiro foram selecionados para o Festival de Cinema de Berlim, no começo do ano. “Praia do Futuro”, sobre o romance entre um salva-vidas e um turista alemão, chegou a competir na mostra principal, mas não levou o grande prêmio.

Na programação não competitiva de Berlim, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, sobre dois adolescentes homossexuais, levou dois prêmios: o da imprensa e o Teddy, dedicado a filmes com temática gay. “Serra Pelada” e “Tatuagem” foram lançados em 2013, mas chegaram nos cinemas depois de outubro, o que também os torna aptos a concorrer pela vaga. O longa de Dhalia, que gira em torno da corrida do ouro no Pará, teve 13 indicações ao último Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A obra de Lacerda, cuja trama aborda a relação entre um soldado e o membro de um ator em plena ditadura, ganhou prêmios em Gramado, Rio e Havana.

Outro forte candidato brasileiro a um Oscar, mas não na categoria de filme de língua estrangeira, é “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. O desenho animado sobre a busca de um garoto por seu pai em meio a um mundo fantástico ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Annecy, na França, o mais importante do gênero, e é forte candidato a ser indicado como melhor animação.

Para mais detalhes sobre os critérios e os procedimentos para a inscrição, basta acessar o site do Ministério da Cultura. Nos últimos anos, foram apontados longas como “O Som ao Redor” (2014), “O Palhaço” (2013), “Tropa de Elite 2” (2012) e “Lula, O Filho do Brasil” (2011). Nenhum deles conseguiu a vaga. A última vez que um filme brasileiro concorreu ao Oscar foi em 2004, com “Cidade de Deus” indicado em quatro categorias.