Caminho das Índias foi escolhida a melhor novela do 37th International Emmy Awards, prêmio entregue nesta segunda-feria (23), em Nova York à autora Gloria Perez e o diretor artístico Marcos Schechtman. Entre as dezenas de novelas inscritas, Caminho das Índias disputou com duas novelas da Filipinas e uma da França a estatueta que representa a mais importante premiação no mercado de televisão. “Depois de um ano como esse é muito emocionante lembrar de tudo o que passamos para chegar ate aqui. Estou muito emocionada e sem palavras. Obrigada”, disse Gloria Perez.
O diretor artístico de Caminho das Índias, Marcos Schechtman também foi a Nova York receber o prêmio com Gloria. “Tremenda emoção. Dois anos de trabalho com uma equipe maravilhosa e um grande elenco e a parceria emocionante com a Gloria. Nem tenho nem palavras, para agradecer em inglês foi difícil . Faltavam palavras. Obrigado ao publico que nos acompanhou”, comentou Schechtman. Ao todo foram mais de 800 programas de mais de 50 países inscritos nas 10 categorias que disputavam o título de melhor do mundo.
A novela, exibida no Brasil de 19 de janeiro a 14 de setembro de 2009, registrou audiência média de 41 pontos e 65% de participação, o que significa a atingir mais de 52.811 milhões de telespectadores por dia, em média. Na definição da própria autora, Caminho das Índias é uma grande saga de amor, recheada com o colorido e o sabor de uma cultura rica e complexa como a indiana. Os costumes, os rituais religiosos, as danças, os festivais e os aspectos mágicos da Índia estão lá, sempre mostrando uma contrapartida no Brasil. São duas histórias centrais, cada uma delas em um lado do mundo, que funcionam como espelho uma para a outra.
Gloria Perez e Marcos Schechtman já realizaram vários trabalhos juntos entre os quais a novela América e a minissérie Amazônia. Só para produzir e gravar Caminho das Índias foram15 meses de trabalho de toda a equipe. Em outubro do ano passado, parte do elenco e da equipe viajou com Schechtman para a Índia onde foram gravadas várias cenas com os protagonistas da trama em Jaipur e Agra. Os primeiros encontros dos protagonistas Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia), a rotina da jovem com Raj (Rodrigo Lombardi), os embates entre Opash (Tony Ramos) e Shankar (Lima Duarte) e a adaptação da brasileira Camila (Ísis Valverde) a uma cultura tão diferente da sua foram algumas das cenas gravadas sob os olhares cuidadosos de Schechtman e do diretor Fred Mayrink.
Na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, duas cidades cenográficas reproduziram ruas das cidades indianas e uma parte do rio Ganges, onde foi gravada a maioria das cenas de Caminho das Índias.