Destaque em Nova Orleans, banda Galactic virá ao Brasil em agosto

Folhapress

CARLOS CALADO, ENVIADO ESPECIAL
NOVA ORLEANS (EUA) (FOLHAPRESS) – A banda Galactic -destaque do 46º Jazz & Heritage Festival, um dos maiores eventos musicais do mundo, que terminou no domingo (3) na cidade norte-americana de Nova Orleans- vai se apresentar pela primeira vez no Brasil.
Cultuada há duas décadas nos meios musicais por suas fusões de funk, jazz, rock e hip hop, a Galactic estará entre as atrações da 13ª edição do Bourbon Street Fest, agendada para agosto, em São Paulo e Rio de Janeiro.
“Estamos esperando a oportunidade de tocar no Brasil há muito tempo. Tínhamos um show marcado no clube Bourbon Street, em 2009, mas minha mala e meu passaporte foram roubados na Argentina, na véspera. Assim não pudemos tocar em São Paulo”, relembra o baterista Stanton Moore, falando à reportagem por telefone.
Conhecido como um dos músicos mais ativos da cena musical de Nova Orleans (também comanda um ótimo trio de jazz, toca desde 1999 com a banda Garage A Trois e atua como professor de bateria e percussão), Moore comenta que a diversidade de sua música tem tudo a ver com sua cidade natal.
“Eu acho que tenho muita sorte por ter nascido e crescido em Nova Orleans, porque adoro a cultura musical daqui. Estar em contato diário com essa cultura tão rica e diversificada é uma grande fonte de inspiração para os diferentes tipos de música que eu faço”, explica.
A música brasileira também entra nesse cardápio. Em “Carnivale Electricos” (2012), o álbum mais recente da Galactic, faixas como “Magalenha” (de Carlinhos Brown) e “O Cocô da Galinha” (com vocais do sambista Moyseis Marques) estabelecem um diálogo musical com ritmos carnavalescos do Brasil.
“A ideia era mesclar coisas do carnaval de Nova Orleans com coisas do carnaval brasileiro. Como ambos tem suas raízes culturais na África, pudemos ‘emprestar’ ritmos, ou mesmo ideias musicais do Brasil, e cruzá-las com os ritmos de Nova Orleans. Soa bem natural”, comenta o baterista.
Em sua primeira aparição no Brasil, a Galactic trará como convidada a cantora Erica Falls, já conhecida por aqui, que vem se apresentando com a banda. “Nossa parceria tem funcionado muito bem, musicalmente e pessoalmente. Estamos adorando tocar com Erica. Além de ser uma vocalista incrível, ela tem uma atitude muito legal”, elogia Moore.