A mais de um mês da estréia, o elenco de O Profeta, próxima novela das 18h, já está em ritmo intenso de gravação. Na semana passada, Thiago Fragoso, Stênio Garcia e Vera Holtz, respectivamente, Marcos, Jacó e Ana na trama, gravaram no Museu do Imigrante, em São Paulo, as cenas em que o profeta se despede de seus pais e deixa a sua terra natal para ir para São Paulo. Mas não foi só a partida de Marcos (Thiago Fragoso) que foi gravada na cidade. O ator gravou também, na Estação da Luz, a chegada de seu personagem a São Paulo.


Com direção de Alexandre Boury, as cenas que Thiago Fragoso contracenou com Vera Holtz e Stênio Garcia foram ambientadas com muitas malas e baús pelo chão e gravadas na estação ferroviária do Museu do Imigrante. Os atores, caracterizados com roupas da década de 50, pareciam ter mesmo voltado no tempo. Para dar ainda mais o clima da época, a equipe utilizou uma locomotiva do Museu, fabricada em 1945, que acabou de ser restaurada, mas que ainda precisou da ajuda de uma Maria Fumaça para se locomover. Thiago Fragoso, Stênio Garcia e Vera Holtz, que já haviam gravado juntos no Rio Grande do Sul, durante todo o tempo nas gravações, mantiveram um clima de descontração e bastante amizade.


Stênio, por exemplo, não poupou elogios a Thiago. “Thiago tem toda uma carga, uma transparência de pessoa que, com certeza, vai fazer deste personagem um sucesso. Fiquei muito feliz por fazer o pai dele. Eu prevejo um futuro maravilhoso para ele”. Já Vera, explicou como foi deixar Ornela, sua personagem em Belíssima, para fazer uma participação especial como Ana, a mãe do profeta. “Acho ótimo, nós, atores, podermos “surfar” no tempo. É uma dádiva, um privilégio termos, o que chamo, de gráfico pessoal e, por isso, acho que estamos sempre preparados para essas mudanças”. Thiago, ao acabar as gravações, comentou como está sendo o seu primeiro trabalho como protagonista. “Estou tentando encarar não como um peso, mas como uma oportunidade. Acho que o meu primeiro protagonista veio no momento certo, tanto no lado artístico, como no pessoal”. Mas o ator também ressaltou como vem sendo sua preparação e toda sua expectativa para viver um protagonista. “A carga de trabalho e a preparação são muito grandes. Quando não estou gravando, estou sempre ensaiando com algum personagem da novela, já que o Marcos tem relação com, praticamente, todos os personagens na trama. Estou também muito ansioso. Mesmo depois de ter gravado durante 14 dias em São José dos Ausentes, ontem, não conseguia dormir pensando nesta gravação aqui em São Paulo. Parecia meu primeiro dia de gravação. Até a data da estréia acho que a ansiedade vai ser muito grande, ressaltou o ator”.


As gravações de O Profeta tiveram início no dia 07, em São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul. Os atores – Thiago Fragoso, Vera Holtz, Stênio Garcia, Nicette Bruno, Paola Oliveira, Henrique Ramiro, Genézio de Barros e Gabriel Moura – foram até a região para gravar cenas da infância de Marcos (Thiago Fragoso); sua relação com os pais, Ana (Vera Holtz) e Jacó (Stênio Garcia), e o irmão, Lucas (Henrique Ramiro); a visita de Cleide (Nicette Bruno), uma mulher que percebe o dom do profeta, à casa da família; o sonho que Marcos tem quando encontra Sônia (Paola Oliveira), a mulher por quem se apaixona, pela primeira vez; a morte de Lucas (Henrique Ramiro) e o desespero de seu irmão, Marcos, por não ter conseguido impedir um acontecimento que tinha previsto.


Para realizar as gravações no Rio Grande do Sul, que duraram até o dia 14, a produção contou com uma equipe de 80 pessoas – incluindo elenco, dublês e apoio em geral – e as locações giraram em torno do Cannyon Montenegro, no município de São José dos Ausentes. A direção ficou sob a responsabilidade do diretor geral Mario Marcio Bandarra, que contou também com o apoio dos diretores Alexandre Boury e Vinícius Coimbra.


Além das cenas em São Paulo, parte do elenco de O Profeta iniciou esta semana, as gravações em estúdio, na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.


O Profeta, próxima novela das 18h da TV Globo, é uma adaptação de Duca Rachid e Thelma Guedes, baseada no original de Ivani Ribeiro, exibido de 1977 a 1978 pela TV Tupi. A trama – escrita pelas duas autoras – tem supervisão de texto de Walcyr Carrasco, direção de núcleo de Roberto Talma e geral de Mario Marcio Bandarra e data de estréia prevista para dia 16 de outubro.


Marcos (Gabriel Moura/Thiago Fragoso) desde cedo demonstra ser um pouco diferente das outras pessoas, o que deixa seus pais, Ana (Vera Holtz) e Jacó (Stênio Garcia), preocupados. Dotado de um dom especial, ele prevê acontecimentos, mas não consegue impedir que se realizem. Já adulto, prevê, mas não consegue evitar a morte trágica de seu irmão mais novo, Lucas (Henrique Ramiro), a quem protegia e amava muito. Atormentado pela culpa, Marcos, aconselhado pelos pais, vai para São Paulo para morar com sua irmã Ester (Vera Zimermann) e dar um novo rumo a sua vida. Não demora muito para descobrir que fortes emoções o aguardam na cidade grande.


Logo ao chegar em São Paulo, Marcos conhece Sônia (Paola Oliveira), moça bonita e honesta que trabalha numa fábrica de cristais. Num encontro casual, porém intenso, ele sente que Sônia é a mulher de sua vida. O que Marcos ainda não sabe é que a moça que o abalou é namorada de Camilo (Malvino Salvador), seu primo.


Para tentar esquecê-la, Marcos viverá um romance com Ruth (Carol Castro), uma moça linda, extremamente vaidosa e voluntariosa. Inicia-se assim a nova vida de Marcos que, durante sua jornada, terá seu dom explorado por pessoas ambiciosas, que verão nele uma oportunidade de ganhar dinheiro. No entanto, caberá a ele decidir se este é o caminho que pretende seguir ou se vale a pena fazer um esforço para tentar descobrir qual é a sua verdadeira missão.


Ambientada nos anos 50, a história se passa na Barra Funda, bairro de origem industrial de São Paulo, e parte da trama se desenrola em torno de uma fábrica de cristal artesanal. O cristal, além de ser o elemento principal da fábrica, é importante na história por seu motivo simbólico: o vidro representa a clarividência, a capacidade de ver além da realidade, que é o dom de Marcos, o Profeta.