Fãs brasileiros da popular série “Lost” estão deixando a televisão de lado e apelando para a internet para conseguir assistir aos novos episódios praticamente em tempo real à exibição na televisão norte-americana. A justificativa é simples: apesar de exibida no Brasil pela Rede Globo e pelo canal por assinatura AXN, o tempo que separa a exibição americana da brasileira é grande demais, na opinião dos fãs.

A 3ª temporada da série está atraindo cada vez mais interesse, seja pela trama intrincada ou pela participação do brasileiro Rodrigo Santoro no elenco. “Lost” conta a história de um grupo de sobreviventes de um acidente aéreo que se vêem perdidos em uma misteriosa ilha. O roteiro complexo, cheio de reviravoltas, e os personagens bem construídos fizeram a fama da série.

Desde a primeira temporada, era possível encontrar os episódios para download dentro de redes de troca de arquivos, como o BitTorrent. Em sites como o Pirate Bay (www.piratebay.com), uma espécie de mecanismo de busca de arquivos Torrent, “Lost” sempre está entre os termos mais procurados para download.

Um fato interessante é que a maioria dos fãs da série que acessa aos episódios novos por meio da internet também acompanha a série pela TV a cabo. É o que faz Karla Campanharo, dentista, 27 anos. “Não agüento ficar esperando passar. Baixo os episódios e as legendas e assisto antes. Mas quando passa uma maratona na televisão não perco de jeito nenhum”, conta.

Paralelamente aos downloads dos episódios, baixar legendas também é prática corriqueira entre os fãs. O portal LostBrasil é o primeiro lugar da rede a oferecer legendas para os novos episódios. Daniel Melo, 26 anos, administrador do site, explica: “Em setembro de 2004, tudo começou como um fórum sobre a série. Com o aumento do número de fãs, tive que criar o portal”.

O processo é todo descentralizado e não envolve, em momento algum, dinheiro. Nos Estados Unidos, alguns minutos após a exibição do episódio, um fã disponibiliza uma gravação digital dele na rede. A equipe de tradução do site, composta por 10 voluntários, entre tradutores e sincronizadores, traduz o episódio inteiro em um arquivo de texto (de extensão .SRT, próprio para legendas), que é disponibilizado no site, também sem custo para quem quiser acessá-lo.

“Fazemos tudo isso por gostar da série. A tradução brasileira da TV traz alguns erros que um fã jamais cometeria. Alguns desses erros podem comprometer o entendimento da história”, diz Melo. Apesar de tecnicamente se tratar de pirataria, a distribuição de episódios e legendas, quando não envolve dinheiro, pode ser benéfica para o sucesso da série. Os fãs fazem de tudo para assistir os novos episódios o quanto antes no PC, mas depois assistem novamente pela TV e até colecionam as temporadas da série em DVD.

“Não abro mão de comprar os DVDs originais.”, afirma Henrique Martin, técnico em informática, 28 anos. “Faço isso por causa dos extras e das legendas – eu assisto (à série) em inglês e, apesar de dominar a língua, nem sempre dá pra entender o que aqueles caras falam na ilha….”

CONHEÇA OS SITES DE REFERÊNCIA DA SÉRIE

SITE – LOSTBRASIL

WEB: www.lostbrasil.com

DETALHES: Site brasileiro que traz informações detalhadas sobre a terceira temporada. Também podem ser encontradas para download legendas em português para os episódios de várias séries, além de “Lost”. Disponibiliza as legendas em pouco tempo.

BLOG – DUDE! WE ARE LOST!

WEB: https://dudewearelost.blogspot.com/

DETALHES: Batizado com a célebre frase do personagem Hugo, traz notícias, rumores e curiosidades sobre a série. Também tem uma excelente seção de vídeos, onde pode ser encontrado o vídeo de treinamento da Dharma.

ORKUT – LOST

WEB: https://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1338905

DETALHES: Maior comunidade em português sobre a série. Discussões sobre os mistérios da Dharma, “Os Outros”, os famosos números e troca de informações sobre legendas e episódios.

SITE – AXN

WEB: www.axn.com.br

DETALHES: Site oficial do canal pago, pertencente ao grupo Sony Pictures, que transmite a série no Brasil. Além de várias informações sobre a série, traz os horários de exibição da segunda temporada, downloads e quebra-cabeças sobre “Lost”.