Submissão e o feminismo são os principais temas da peça A Fantástica Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen, que retrata uma mulher que decidiu romper com todos os padrões para encontrar sua liberdade e se passa numa casa de bonecas, obrigando assim as mulheres se rastejarem durante grande parte do espetáculo.

Nora Helmer, personagem principal da peça interpretada por Helena Ranaldi, uma mulher que vive para a casa, o marido e os filhos e é tida como um objeto sexual até o momento em que questiona seu papel na família e as convenções sociais nas quais é submetida. Ela é a reprodução de uma boneca e se comporta como uma. Um bibelô! Eu preciso até usar uma voz mais aguda, explica Helena, que ao final da peça se livra da peruca e das roupas.

Na peça, o elenco masculino é todo formado por atores anões colocando assim o homem numa posição maior que a mulher o que obriga que elas se rastejem. O cenário é uma reprodução de uma casa de bonecas, onde cadeiras, xícaras e portas são pequenos.

Eles podem ser menores de tamanho, mas não existe qualquer tipo de altivez por parte das personagens femininas, que são forçadas a se abaixar para conseguir falar com os homens. Isso dialoga diretamente com o pensamento patriarcal proposto pela história explica a atriz.

Daí então inicia a transformação dessa mulher. Eu faço a peça de peruca. Ao final, Nora tira tudo: peruca e a roupa. Ela termina o espetáculo nua. Eu fiquei um pouco preocupada no início com essa cena, não sabia se me sentiria confortável, mas a gente acabou fazendo e está linda, revelou a atriz em entrevista a Jô Soares.