Foram necessários mais de R$ 23 milhões para que a Record transformasse em realidade o projeto de Rei Davi, principal aposta da emissora para sua programação de começo de ano. Com estreia marcada para o dia 24, a atração será exibida após a novela Vidas em Jogo, a um custo estimado de R$ 800 mil por capítulo. O investimento se justifica por causa da complexidade da iniciativa, que teve gravações no Canadá, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e que começou a nascer muito antes de 2012 chegar.
Em maio do ano passado, os primeiros workshops foram organizados Neles, o elenco da minissérie mergulhou na vida de Davi, o valente rei que unificou as tribos de Israel. Para isso, a equipe do programa teve aulas de história, luta, hebraico e, em alguns casos, de equitação. Um dos desafios foi achar uma forma atual de contar a história de Davi sem buscar um clichê de herói, mostrando o homem que erra e tem seus defeitos, conta Edson Spinello, diretor-geral da atração. Além de um detalhe técnico: (tivemos de) criar diálogos não muito coloquiais, nem excessivamente formais, para fazer com que a plateia se identifique com o drama dos personagens.
Para encarnar Davi, a Record escalou Leonardo Brício, que não vê a hora de conferir na tela o resultado da empreitada. Assisti pouco do que fiz, portanto, existe uma ansiedade muito grande de ver o resultado do trabalho que faço exaustivamente há bastante tempo, conta o ator, que dá vida ao personagem dos 28 aos 70 anos. Cabe a Leandro Léo a missão de interpretar o jovem Davi.
Na história, filho de Jessé (Clemente Viscaíno) e Edna (Ângela Leal), Davi é um pastor de ovelhas e caçula de sete irmãos. Ao ser escolhido por Deus para ser o rei de Israel, ele acaba atraindo a fúria e a inveja de Saul (Gracindo Jr.). Cheio de talentos – ele compõe salmos, toca harpa e canta -, Davi, no entanto, tem medos, defeitos e inquietações. Há muita confusão de quem realmente foi o personagem. Parece que ele foi dividido em vários, mas que, na verdade, é um só. Vamos unir o Davi que matou Golias com o que compunha belos salmos, o guerreiro, o estrategista. Qualidades e defeitos que muitos dividem, mas fazem parte de um homem só, como somos todos nós, salienta Spinello.
Rei Davi dedicará bastante espaço para batalhas de grandes exércitos – que serão multiplicados com a ajuda de computadores – e para o romance do protagonista com Bate-Seba, interpretada por Renata Dominguez. É com ela que Davi viverá uma paixão arrebatadora e que marcará sua vida de maneira trágica. A história, que ainda não foi completamente gravada, segue em produção em Minas Gerais. Sinal de que o trabalho teve data para começar, mas não ainda para terminar. É como gravar três minisséries. Davi como pastor, guerreiro e rei, resume o diretor-geral da atração.