SÃO PAULO, SP – O maestro espanhol descendente de alemães Rafael Frühbeck de Burgos morreu aos 80 anos nesta quarta-feira (11), na cidade de Pamplona, apenas uma semana depois de anunciar sua aposentadoria.
De Burgos havia decidido se aposentar porque estava com câncer.
Ao longo da vida, se apresentou por toda a Europa e foi elogiado por interpretações de seus compatriotas espanhóis. Já na Espanha, era conhecido pelas apresentações de trabalhos de compositores alemães.
Trabalhou em grandes orquestras, entre as quais estão a Filarmônica de Londres e a Orquestra da Filadélfia, nos Estados Unidos.
Ele também colaborou com a pianista Alicia de Larrocha, com quem interpretou de maneira memorável “Noites no Jardim da Espanha”, de Manuel de Falla.
Além de De Falla, apresentou obras de grandes nomes espanhóis como Albéniz e Granados, além de ajudar a popularizar compositores menos conhecidos, como Luis de Pablo.
Sua última apresentação foi em 14 de março, em Washington, com a Orquestra Sinfônica Nacional dos Estados Unidos.
Antes de descobrir que tinha câncer, De Burgos dizia que iria morrer se apresentando. Mesmo mais velho, ele mantinha uma média de 80 concertos por ano. O maestro deixa a mulher e dois filhos.