Quando “Caminho das Índias” entrou no ar, com a história de amor impossível entre Bahuan (Márcio Garcia) e Maya ( Juliana Paes), o esperado era que o público torcesse pelo sucesso do casal – como pede a velha fórmula folhetinesca. O problema é que, passaram-se as semanas, e nada de o amor arrebatador dos indianos emplacar. Nem mesmo com as cenas de sexo entre os protagonistas. Eis que aparece Raj (Rodrigo Lombardi) e passa de pedra no caminho a galã da trama.

A autora Glória Perez percebeu. Casou o bom moço da vez com Maya e colocou o “anti-galã” Bahuan para viajar. Acontece que o público também percebeu – e passou a torcer para que a mudança virasse linha mestra da história. Tanto que a felicidade do novo casal impulsionou o bom índice no Ibope que a novela alcançou na semana passada 39 pontos, mesmo número do primeiro capítulo.

Nas ruas, a união de Raj e Maya tem dado o que falar: o público está torcendo para que a indiana fique com o sedutor Raj. Alguns noveleiros já arriscam dizer que Raj será o novo galã da trama. “A Glória não tinha motivo algum para isolar o Bahuan nos EUA. Ela só fez isso porque o jeito moleque dele não estava agradando o público”, diz a dona de casa Isadora Souza, de 49 anos. “O Bahuan não tem cara de indiano nem fala como se fosse um. Já o Raj tem uma voz galanteadora, e é um homem com ‘h’ maiúsculo.”

Não foi apenas a atuação de Márcio Garcia que fez Bahuan ir para escanteio no gosto popular.”Não rolou química entre a Juliana e o Márcio. O Márcio não exerceu o papel de galã como ele deveria ter feito, mas ela também exagerou demais na expressão”, analisa Maria Thereza Fraga Rocco, especialista do núcleo de teledramaturgia da Universidade de São Paulo (USP). “Não sei o que a autora e o diretor pediram para o Márcio. Só sei que ele cavou a própria sepultura com uma sequência de cenas sem emoção. Com isso, o Raj ganhou mais destaque.”

Até Márcio concorda com o público. “O Bahuan sempre foi o mocinho às avessas. Seu arquétipo nunca foi de herói. Este papel sempre foi do Raj. O Raj que é o príncipe, o marido perfeito, rico e elegante, e isso é o que agrada o telespectador”, diz o ator.

Mesmo com tanta torcida, ele aposta que Raj não ficará casado com Maya por muito tempo. Nos próximos capítulos de “Caminho”, junto com Duda (Tânia Kalil) – antiga paixão de Raj – Bahuan começa a tramar para que Maya desista do casamento. “O Bahuan vai ganhar força e expressão. Ele sofreu muito, mas agora vai virar um grande comerciante e as coisas vão mudar. O público vai até confundir o personagem com um vilão”, garante Márcio.

Fãs do galã preterido comemoram a reviravolta favorável a Bahuan “O Raj que é um mala que nunca teve coragem de assumir a Duda. Sem falar naquele pescocinho que é péssimo”, diz a corretora Raquel Albuquerque, de 35 anos. Na contramão, a torcida de Raj – mais numerosa – reclama. “A atuação do Márcio é péssima, e não vai mudar agora. O Raj sim é galã”, diz a estudante Estela Hermans, de 22 anos. A especialista Maria Thereza dá o veredicto para Raj e Bahuan: “A Glória vai ter de solucionar um mote batido com o Bahuan que não tem expressão e o Raj que não é grande coisa.”

Razões para Maya ficar com Raj

O personagem de Rodrigo Lombardi é o favorito entre a mulherada de 20 a 40 anos que assiste à novela “Caminho das Índias”. O que não falta para elas são argumentos para reforçar seus atributos. Confira alguns deles:

– O Raj é muito mais charmoso do que o Bahuan . Ele sempre está com roupas bem passadas. Visual praticamente impecável.

– Enquanto ele abusa da seda nas camisas, o Bahuan usa panos sobre o corpinho mais “miúdo”

– A voz do Raj é galanteadora

– O jeito educado do moço deixa as mulheres fascinadas

– O Raj é um investidor, preocupado com os negócios

– O jeito que Raj dança é encantador

Razões para Maya ficar com Bahuan

O personagem de Márcio Garcia não está emplacando desde o início da trama de Glória Perez. Mesmo assim, em minoria, algumas telespectadoras discordam. O principal argumento é que ele é carismático. Confira alguns comentários:

– O Bahuan nunca se dedicou muito aos negócios, mas o personagem de Lima Duarte sempre diz que o moço é, sim, PHD em informática

– A dança feita por Raj, mexendo o pescoço, é muito cafona. Tem dias que ele sai pulando no meio da sala de Opash (Tony Ramos). Bahuan é indiano mas não dança desse jeito constrangedor

– Raj usa uma calça na altura do estômago. Aquilo não é nada sexy

– Bahuan só não tem expressão porque alguém pede para ele ser daquele jeito sério

– Ele é muito mais despojado e não fica tentando falar difícil