joe caroff 007
A logo icônica (Shutterstock)

Morreu aos 103 anos, Joe Caroff, designer da icônica logo da saga de espionagem “007”. A morte foi confirmada no domingo (17).

Além do famoso logo da franquia “007”, seu trabalho também pode ser visto em diversos cartazes de filmes clássicos, caso de “Cabaret”, “A Última Tentação de Cristo” e “Manhattan”, entre tantos outros.

A notícia foi divulgada por seus filhos, Peter Caroff e Michael Caroff, ao New York Times. Eles estava sob cuidados em sua casa, em Manhattan, nos Estados Unidos, um dia antes do seu aniversário de 104 anos.

O designer trabalhou em mais de 300 campanhas, mas seus dois primeiros trabalhos se mostraram os mais lucrativos e longevos da carreira. Ambos foram designados a ele pelo executivo David Chasman.

O primeiro foi o pôster do musical clássico “Amor, Sublime Amor”, lançado em 1961. O segundo, em 1962, foi o desenvolvimento do logo oficial dos filmes estrelados pelo espião James Bond. À época, Joe participou do lançamento do primeiro título da saga, “007 contra o Satânico Dr. No”.

“Ele [Chasman] disse, ‘eu preciso de uma pequena coisa decorativa no topo”, disse Caroff em 2021. “Eu sabia que o título de Bond era ‘007’, e quando eu desenhei o 7, eu pensei, ‘isso me parece o punho de uma arma’. Foi algo muito espontâneo, sem esforços, um impulso instantâneo de criatividade.

Como a maior parte de seu trabalho, o logo não foi creditado à época, e Joe a popularidade ofuscada por um renomado designer de sua época, que atuou em diversas produções, Saul Bass.

Entre outros trabalhos icônicos de Joe, ele também foi o responsável pelos cartazes de “Último Tango em Paris”, “Por uns Dólares a Mais”, de Sergio Leone, e “Ghandi”. Suas credenciais ainda contemplam os créditos de abertura de produções como “Uma Ponte Longe Demais” e “A Morte de um Caixeiro-Viajante”.