
Conhecer protocolos e normas de revisão, ajustar o equipamento para atender as necessidades de cada cultivo e identificar falhas durante a operação no campo: esses são alguns dos desafios dos competidores do Master Mechanic, primeiro reality show de competição entre mecânicos agrícolas que estreou no dia 2 de novembro no Youtube da Massey Ferguson Brasil e no hotsite especial Master Mechanic. Realizado pela Massey Ferguson, referência no mercado brasileiro de máquinas e equipamentos agrícolas, o programa conta com três episódios, sendo um por semana, e o próximo será exibido no dia 9 de novembro, às 21h. O programa também pode ser assistido no Canal Rural, no dia seguinte ao lançamento de cada episódio, às 6h30 e com reprises às 14h e 18h30.
Bruno Pianca, gerente de serviços da Massey Ferguson, explica que as provas foram elaboradas para que refletissem a realidade do dia a dia dos mecânicos agrícolas. “O intuito foi demonstrar a jornada completa dos mecânicos junto ao equipamento para que o produtor tenha uma boa experiência durante o uso, algo que a Massey Ferguson tem como prioridade. Segmentamos as provas, desde a preparação do equipamento na concessionária e entrega ao agricultor até ocorrências que podem acontecer durante a operação no campo e que precisam ser resolvidas rapidamente, visto que as janelas de produção agrícola no Brasil são cada vez mais curtas”, detalha.
Para Cezar Bronzati, do time de serviços AGCO e um dos jurados da competição, o Master Mechanic mostrará ao público a competência, habilidade e o conhecimento dos profissionais responsáveis por manter a máquina em funcionamento durante toda a safra. “São profissionais fundamentais dentro da operação”.
Fernando Viana, produtor rural e influenciador digital, ressalta a importância dos mecânicos para a produtividade e rentabilidade da fazenda. “Os mecânicos, muitas vezes, consideram suas tarefas cotidianas. No entanto, para o produtor, serviços bem executados fazem a diferença em situações críticas durante as atividades no campo”, diz.
A escolha dos competidores foi realizada após um rigoroso processo de seleção entre os mecânicos da rede de concessionárias Massey Ferguson. Foram avaliados o conhecimento técnico e desempenho profissional. Os selecionados são dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo, demonstrando a abrangência da rede no território nacional.
Segundo Pianca, para ser um Master Mechanic é preciso inteligência emocional, conhecimento técnico e muita habilidade de diagnóstico. “Os competidores podem ter um vasto conhecimento técnico, mas de nada servirá toda esta capacidade se não possuírem inteligência emocional para aplicá-lo de forma calma e objetiva durante os diagnósticos e solução dos problemas”.
Para acompanhar a evolução da tecnologia embarcada nas máquinas agrícolas, a Massey Ferguson oferece desde 2014 cursos de capacitação no Centro de Treinamento, localizado em Campinas (SP). Anualmente, são realizados cerca de 4 mil treinamentos. A marca também mantém parcerias com instituições educacionais, como o Senai, para o desenvolvimento de mão de obra qualificada.
Sobre a Massey Ferguson
A Massey Ferguson, marca global pertencente ao grupo AGCO, é a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e é referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Mais no site da Massey Ferguson.
Sobre a AGCO
A AGCO (NYSE:AGCO) é líder mundial em concepção, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia para agricultura de precisão. A AGCO entrega valor aos clientes por meio de seu portfólio diferenciado, que inclui marcas como Fendt®, GSI®, Massey Ferguson®, Precision Planting® e Valtra®. Impulsionada por soluções agrícolas inteligentes da Fuse®, a linha completa de equipamentos e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar nosso mundo de maneira sustentável. Fundada em 1990 e com sede em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou receita líquida de vendas de aproximadamente US$ 12,7 bilhões em 2022. Para obter mais informações, acesse o site da AGCO. Para notícias, informações e eventos da empresa, siga-nos no Twitter: @AGCOCorp. Para informações financeiras no Twitter, siga a hashtag #AGCOIR.