Entre os imóveis mais locados durante o mês de maio, em Curitiba, estão os comerciais. De acordo com os dados do Inpespar, o Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar) – um dos agentes de serviço do Secovi-PR, o índice Locação sobre Oferta (LSO) foi 12,97%, cerca de quatro pontos percentuais acima do mês de maio de 2009 (8,55%). Já em relação ao preço de oferta, os imóveis comerciais apresentam aumento de 14,75% nos últimos 12 meses.

Para o presidente do Inpespar, Luiz Fernando Gottschild, o comércio e o setor de prestação de serviços na capital do Estado estão aquecidos e refletem diretamente no setor imobiliário. Desde o começo de 2009, a procura por imóveis comerciais voltou a aumentar. De lá para cá, tivemos índices crescentes que devem permanecer durante todo este ano. Com a facilidade dos agentes financeiros, por meio da diminuição de juros e da alta oferta de crédito, Curitiba está com um aumento de fluxo monetário, que acaba resultando também na locação de imóveis comerciais.

Um dos dados que chama a atenção do mercado imobiliário  é o índice de desocupação de imóveis. De acordo com o Inpespar, do total dos imóveis desocupados em maio, cerca de 6,5% dos antigos inquilinos passaram a comprar novos imóveis. A lógica seria uma queda nos índices de locação quando há desocupação por conta da compra de um novo imóvel. Mas o perfil de Curitiba é outro, ao mesmo tempo em que pessoas estão comprando, outras estão locando, uma relação interessante que envolve desde a cultura do momento atual da sociedade até as oportunidades econômicas, completa Gottschild.

Em maio, as vendas dos imóveis comerciais usados foram estáveis. O índice de Venda de Usado Sobre Oferta (VUSO) foi de 4,5%, não apresentando variação significativa em relação aos números registrados no mês de abril (4,7%). Já quanto à variação do preço de oferta para venda, os imóveis comerciais apresentaram média de 1,55%. Nos últimos 12 meses, variação de 22,1%. Resultado da combinação entre mais financiamentos e juros mais baixos.

Um dado interessante levantado pelo Inpespar foi de que o índice de inadimplência em 2010 teve uma queda bastante significativa em relação à 2009.