Coturnos são a moda de janeiro a janeiro

Nascido para combate, calçado consquistou o guarda-roupa das brasileiras

Bem Paraná

Hit da moda, o coturno é um modelo de bota arrojado e bem diferente dos demais. E com uma história tão diferente quanto interessante. Idealizados para proteger os pés dos soldados antes da Segunda Guerra Mundial, nos últimos anos, os pares ganharam o status de eternos queridinhos da moda e marcam presença de janeiro a janeiro nos looks femininos.

Anteriormente visto como um modelo ideal para os dias mais frios, o coturno ganhou espaço no figurino das famosas e, depois, das mulheres comuns. A forte presença dos coturnos no figurino de cantoras de hip hop, sertanejo e rock, principalmente nos clipes de música, contribuiu e muito para que o modelo caísse definitivamente no gosto feminino.

Entre as consumidoras que amam esse produto, se destacam as meninas adolescentes e mulheres de até 30 anos, que são super fãs e amam as variadas possibilidades de looks que se pode produzir com o modelo.

Coturnos, além de confortáveis, vão bem com vestidos leves, shorts destroyed, com minissaias, calças skinny, jeans boyfriend e com leggins. Os coturnos são muito usados em looks das mulheres que adoram ir a shows, jogos, baladas, shopping, faculdade e principalmente, para viajar.

Atualmente, várias marcas oferecem modelos diferentes de coturnos. E, ao contrário dos primeiros modelos, confortáveis. A fabricante gaúcha Calçados Beira Rio, dona das marcas Beira Rio Conforto, Moleca, Vizzano e Modare Ultraconforto, tem vários modelos que podem se adaptar a qualquer produção.

Os modelos trazem elementos das principais tendências de moda da próxima estação. Os coturnos atuais têm solados flats mais discretos ou então tratorados, referência do movimento punk, um dos grandes precursores da moda dos coturnos.

As cores sóbrias, como café, preto, castor e caramelo, se juntam ao do matelassê — um clássico que nunca sai de moda — zíperes e placas de metal, snake print e laser cut.

MODELOS NASCEU COMO BOTAS DE COMBATE
Coturno em inglês se traduz para combat boots, ou seja, botas de combate. Os primeiros modelos foram criados especificamente para soldados, no inicio do século passado. Os coturnos eram feitos de couro tratado, para tornarem-se impermeáveis.

O calçado, por incrível que pareça, era muito desconfortável. Isso porque, naquela época, o coturno não tinha formas distintas para os pés direito e esquerdo. O idealizador do modelos propôs que o par fosse adaptado aos pés dos militares pouco a pouco. Mas isso causava uma quantidade imensa de bolhas nos pés dos soldados.

Com o tempo, o calçado foi sendo aperfeiçoamento e durante a Segunda Guerra Mundial já estavam muito parecidos com os modelos de hoje em dia.

No final da década de 70, durante o surgimento do movimento punk, as combat boots passaram então dos campos de guerra para as ruas. Os punks eram grande parte da classe trabalhadora, não tinham muito dinheiro, por isso. criavam produções em cima de peças improváveis.

Os destaques musicais que marcaram esse estilo, tinham grande influência de moda e comportamento, eram bandas como Sex Pistols, The Cash e Ramones.  Foi a partir disso também, que o coturno subiu de nível, passando a obter marcas especificas do modelo.

Hoje em dia, as qualidades do coturno estão super expostas: eles têm uma vida útil mais longa do que as botas comuns, combinam com diversas produções, dão um um ar vintage e podem ser encontradas em muitas cores e materiais.


CURIOSIDADES

1 – Coturno é um tipo de calçado muito confundido como um tipo de bota, voltada principalmente para o uso militar em atividades de combate.
2 – Os primeiros não tinham diferença de forma para os pés direito e esquerdo
3 – São feitos de couro (tratado de maneira especial para tornar-se impermeável), porém tecnologias modernas permitem a fabricação de coturnos com materiais como kevlar e nomex.
4 – O objetivo do coturno é oferecer ao combatente uma combinação de atrito com o solo (evitando escorregões), estabilidade do tornozelo (evitando torções) e proteção para os pés.
5 – Apesar da aparência rústica, coturnos modernos podem ser bastante confortáveis.
6 – Também são classificados como equipamento de proteção individual.

Coturnos em relação à moda
Coturnos também são populares como vestimenta nas culturas do gótico, punk, grunge, heavy metal, skinhead e industrial.

Coturnos têm uma vida útil mais longa do que as botas comuns, o que pode dar-lhes uma sensação de vintage.