31% dos profissionais já deixaram um emprego por não se adaptar

Mais da metade diz ter pedido demissão por não se adaptar a cultura da empresa

Redação Bem Paraná, com assessoria

Uma pesquisa recente feita pela PwC sob encomenda para o LinkedIn, revelou que os profissionais brasileiros tem dificuldade para se adapta ao novo emprego. Em um ranking de 11 países, o Brasil foi o 9º. Um dos fatores apontados para explicar o caso é a falta de preparo dos trabalhadores.

A Trabalhando.com resolveu ouvir seus usuários e fez uma pesquisa com 820 profissionais-71% mulheres e 28% homens-, e descobriu que 31% já deixou um emprego por não se adaptar, enquanto 69% nunca tiveram esse tipo de problema. Entre os problemas para se adaptar, 32% afirmaram ter dificuldades com as novas tarefas, já 30% disseram que não se adaptaram à cultura da nova empresa, 23% não se adaptaram aos novos colegas enquanto 15% tiveram dificuldades com as tecnologias adotadas pela empresa.

Entre os profissionais que afirmaram já ter deixado um emprego, 51% não se adaptaram a cultura da empresa, 23% tiveram dificuldade para se enturmar com os colegas, 21% não se adaptaram às tarefas e 5% tiveram dificuldade com as tecnologias.

Para Caio Infante, diretor-geral da Trabalhando.com, o profissional deve se preparar para começar na nova função, Assim como antes da entrevista o candidato precisa ter uma noção do que é a empresa, antes de começar a trabalhar precisa estudar ainda mais. Para o especialista a adaptação é uma característica importante para ter sucesso, É importante, mas não é nenhum dom especial, com o amadurecimento e a experiência a adaptação às novas funções é algo natural.

Para os profissionais que estão começando em uma nova empresa, separamos algumas dicas:

1. Estude a empresa: Se informe antes de se candidatar, antes de ir à entrevista e antes de começar a trabalhar.

2. Procure entender a cultura da empresa: Além disso, tente entender o máximo possível no primeiro dia, que é um dia onde você terá liberdade para pergunta o que quiser. É muito importante entender algumas coisas da cultura da empresa, quais regras eles seguem.

3. Seja simpático: Desde o primeiro dia seja simpático com seus colegas. Evite não chegar falando sobre sua vida pessoal e seus problemas, foque no profissional, a relação de amizade com os colegas vem no convívio..