O senso comum brasileiro, muitas vezes, considera a área de Design como um simples elemento eclético e não um fator essencial para o sucesso da empresa. A maioria das organizações não percebe ou simplesmente ignora que a identidade visual faz toda a diferença no tipo de imagem que a empresa pretende passar ao cliente.
Os profissionais de criação são as pessoas mais qualificada para traduzir os valores da empresa para o público-alvo, mostrando a qualidade e a eficiência de produtos e serviços que são oferecidos, explica Priscila Driessen, diretora do Estúdio Gemada Criativa.
A diretora também salienta que o profissional da área trabalha com uma série de artifícios que, se bem aplicados, elevam a competitividade das empresas. Profissionais experientes sabem adequar as necessidades do mercado com os recursos disponíveis e a metas a serem alcançadas, garantindo a diferenciação e inovação em produtos e serviços, além de definir soluções que valorizem a imagem da organização. Para isso, o profissional deve estar atento ao setor sabendo utilizar os valores agregados à marca, avalia.
Além disso, Priscila esclarece que não basta ter boas ferramentas para elaborar um bom design, mas saber como aplicá-las. A questão do design é saber a melhor forma de usá-lo, não apenas levando em consideração a parte estética, mas também todos os processos que envolvem o negócio da empresa. O design não pode ser considerado como um negócio de luxo e, sim, como um trabalho especializado, o qual apresenta uma boa relação de custo e de benefício e que pode ser facilmente integrado ao cotidiano corporativo, afirma.
Quanto ao trabalho, a diretora conta que cada profissional tem uma maneira de desenvolver, mas que a pesquisa é muito importante no dia a dia. Por mais que o profissional utilize técnicas mais despojadas e misture ideias e conceitos, conhecer o produto e o serviço que a empresa desenvolve é essencial. A pesquisa vai ajudar a proporcionar um resultado visual criativo, nos mais variados formatos. O sucesso de uma empresa passa, muito em parte, pela forma com que a marca é apresentada ao público, finaliza.