Os profissionais que precisam dar entrada no seguro-desemprego têm até sexta-feira (17) para aproveitar o mutirão organizado pela Agência do Trabalhador de Curitiba que visa dar mais agilidade à liberação do benefício. A intenção é atender 2.500 pessoas durante a mobilização. De acordo com a Agência do Trabalhador, em média, as pessoas esperam 20 dias para ser atendidas. Com o mutirão, o prazo deve ser reduzido a uma semana.
Serão distribuídas 500 senhas por dia que são válidas tanto para trabalhadores de Curitiba quanto para os profissionais da Região Metropolitana. Para requerer o benefício é necessário que o trabalhador tenha em mãos a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS), Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, os três últimos holerites, comprovante de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e as guias do seguro-desemprego preenchidas.
Demissões
Os últimos dados do Ministério do Trabalho, referentes a agosto, mostram que o Paraná tem contratado mais do que demitido. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as empresas do estado abriram 5.352 postos de trabalho formais. O número é 0,19% maior que o registrado em julho deste ano.
Embora o mês de agosto tenha sido positivo na comparação com os últimos meses deste ano, no histórico do Caged, este foi o pior resultado desde 2003. Em 2013, por exemplo, houve a abertura de 12.259 vagas. O pior mês de agosto até então, havia gerado 7.258 vagas formais.
O acumulado deste ano conta com 71.405 novas vagas, número 2,63% maior que nos oito primeiros meses de 2013. Nos últimos 12 meses, foram criados 57.976 postos com carteira assinada, 2,13% acima do registrado no período anterior.
Serviço – Mutirão do Seguro-Desemprego
Dias: 13 a 17 de outubro (segunda a sexta-feira).
Horário: das 8h às 17h30.
Local: Agência do Trabalhador de Curitiba
Endereço: Rua Pedro Ivo, 750, centro.
Telefone: 3883-2200