O relatório Tendências Mundiais de Emprego 2014 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado ontem aponta que a taxa de desemprego na América Latina e no Caribe, em 2013, alcançou 6,5%, pouco acima da taxa geral de 6%.
De acordo com o levantamento, o desemprego vem sendo reduzido na região: o percentual chegou a 7,3% em 2010. A estimativa da organização é que, até 2016, o índice de desemprego deve se manter em 6,5%. O desemprego diminuiu, apesar de a atividade econômica ter se desacelerado na região, que teve crescimento de 2,7% no ano passado.
O relatório informa que a força de trabalho juvenil encontra muitas barreiras para entrar no mercado de trabalho: a taxa de desemprego entre os jovens é 13,6%, pouco mais do dobro da taxa geral. As vagas mais precárias estão concentradas entre a população jovem, destacou o estudo.
Segundo a OIT, apesar de o emprego informal estar caindo na América Latina e no Caribe, reduzir a informalidade é essencial para melhorar as condições laborais já que afeta quase um em dois trabalhadores.