Na análise do índice de cumprimentos, o Smiling Report registrou que, em 2012, 84% dos atendimentos contaram com apertos de mão contra 79% de 2011. Nesse ranking, a Colômbia e o Uruguai despontam na liderança com 99%; sendo seguidos por Peru (98%); Espanha (97%); Argentina, Grécia e Portugal com 95% cada. O Brasil ultrapassou a média mundial (84%) com índice de 85% de apertos de mão, 14ª posição. Paquistão também aparece na lanterna dessa avaliação com 43% de cumprimentos. Na avaliação dos setores: Hotelaria (94%), Governo (92%),  Saúde e Beleza (91%), Financeiro (90%), Lazer (86%), Automotivo (82%), Varejo (78%) e Transportes (69%).

A análise da venda adicional revela que em 2012, 56% dos atendimentos realizados contaram com essa prática; em 2011 o índice foi de 45%. O Brasil está na quarta posição deste ranking, com 73%, sendo antecedido por Espanha (94%), Polônia (78%) e China (75%). Em 2010, o índice era apenas de 11%; em 2011, de 36%. O setor de Hotelaria é o que apresenta o melhor desempenho com 66%, seguido de Saúde e Beleza com 56%.Na percepção de Stella Kochen Susskind, a pesquisa Smiling Report – realizada  por meio da  metodologia cliente oculto – mostra aos empresários a necessidade de investir em pontos fundamentais, capazes de gerar uma boa experiência para o consumidor nos pontos de venda. Antes de tudo, há muito tempo o conceito de que o produto se vende sozinho não existe mais. O atendimento superficial e repleto de falsa simpatia – do tipo oi, meu nome é João, qual é o seu? – não é procedente. A pesquisa mostra claramente que simpatia natural é importante. Um outro aspecto relevante da pesquisa, de acordo com Stella, é a análise das vendas adicionais.

Há muitos anos li um texto muito interessante sobre um executivo do setor hoteleiro que tentava convencer a equipe de um hotel 6 estrelas de que cada um deles era um vendedor. Uma arrumadeira perguntou como poderia ser vendedora? A resposta do executivo foi que o ideal seria que ela oferecesse lavanderia e room service, por exemplo. Um garçom contestou, afirmando que não adiantava oferecer sobremesa, já que vivemos a época do light/diet. A resposta foi direta: pense em morangos, venda morangos, pois a cada porção de morangos vendida sua gorjeta aumenta. Na prática, pelo aumento das vendas adicionais no Brasil, podemos ver que os brasileiros estão pensando em morangos, detalha a executiva.