
O ano de 2019 começou com grande esperança econômica e promessas de geração de empregos. O Boletim Focus do Banco Central estima uma alta do PIB para até 2,5% durante o ano, o que significa mais poder de compra, mais dinheiro circulando e negócios mais lucrativos, o que deve gerar impactos positivos no mercado de trabalho. Nesse cenário muitos brasileiros estão em busca de uma profissão que pague as contas e ainda lhes dê satisfação.
O perfil cada vez mais livre dos jovens que ingressam no mercado de trabalho, muitas vezes avessos ao escritório, faz com que o Comissário de Voo ou de Bordo seja um dos cargos mais requisitados no setor da aviação, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Devido ao aumento da mão de obra e, consequentemente, da competitividade da área, espera-se que haja uma busca por qualificação e melhoria do currículo por parte dos candidatos. O salário médio e de R$ 2.134 por 37 horas semanais, segundo dados do Ministério do Trabalho.
Para obter a licença de comissário de voo (CMS), segundo exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o candidato deverá ter 18 anos, 2º grau completo e frequentar uma Unidade de Instrução Profissional homologada pela ANAC, a fim de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo (MCA 58-11), com carga horária total, mínima, de 138 horas-aula. Depois de passar pelo ensino-aprendizagem e ser aprovado por uma das Escolas homologadas pela ANAC, o candidato deverá submeter-se às provas que compõem o exame teórico da agência. Após a aprovação, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora. Em Curitiba há duas instituições de ensino que oferecem essa formação: A Drakon Aero e a CWB Escola de Aviação, ambas localizadas no bairro do Bacacheri.
Diferencial
Para alcançar um destaque no mercado, a língua inglesa pode ser um diferencial, por isso a Cultura Inglesa de Curitiba oferece um curso específico para Comissários de Bordo. A proposta deste curso é abordar situações práticas do dia a dia como serviço de bordo, embarque e desembarque, segurança em geral, partes do avião e conversação em geral. A carga horária e de 15 aulas de 100 minutos, uma vez por semana, totalizando 30 horas. O início do curso é na segunda semana de março com aulas até a última semana de junho.
Para a comissária de voo da Emirates, Alexandra Engraf, o conhecimento da língua inglesa foi fundamental para conquistar uma posição como comissária internacional, um sonho que tinha desde a infância. “Acredito que um curso focado em atendimento ao cliente, com vocabulário específico da área de aviação pode ajudar muito os comissários que estão começando e não têm domínio total da língua”, garante.
Na Drakon, o aluno pode optar por ter o inglês básico incluso no ensino. De acordo com o anunciado no site da empresa, o pacote Plus, com 12 parcelas de R$ 255.
Serviço
CWB Escola de Aviação
Telefone: (041) 3205 9300
Drakon Aero Escola de Aviação
Telefone: (041) 3079 0505
Cultura Inglesa Curitiba
Telefone: (041) 3244 8791 (Água Verde)
Telefone: (041) 3254 7239 (Cabral)
Telefone: (041) 3264 5733 (Alto da XV)
Telefone: (041) 3335 7332 (Champagnat)