Fim de ano é uma época propícia para quem está fora do mercado de trabalho conseguir uma vaga temporária, especialmente no comércio. E os números comprovam isso. A  previsão da Federação de Comércio do Paraná (Fecomércio) é que as festas de fim de ano tenham criado de 12 a 15 mil vagas temporárias em todo o Estado, sendo a maioria das oportunidades no comércio. Este trabalhador, que por algum motivo está sem um emprego formal, tem a oportunidade de obter um ganho extra e, dependendo de seu desempenho, pode se fixar no local de trabalho definitivamente. Segundo o professor e escritor Marcus Garcia, autor dos livros Pedagogia Empresarial – Saberes, Práticas e Referências e Sucesso! Uma questão de identidade, há duas possibilidades para que uma contratação definitiva se estabeleça: a função está vaga e é imprescindível ao funcionamento da empresa ou houve aumento expressivo da demanda por aquela função e a equipe está operando no limite de sua eficiência e eficácia.

Marcus Garcia entende que mesmo que esteja fora do mercado de trabalho, o profissional deve estar atento a sua formação pessoal e profissional. As vagas temporárias geralmente são de cunho operacional e o treinamento para seu melhor desempenho é oferecido pelo empregador. Mas isto não impede a pessoa de participar de cursos, treinamentos ou palestras para desenvolver ou aprimorar uma competência ou habilidade. Isto deve ser uma constante para todo o profissional que está ativo no mercado, aconselha.
O palestrante dá dicas para o trabalhador temporário a começar pela entrevista do emprego que está se candidatando. Ele deve demonstrar simpatia, empatia e bom humor. É preciso que mostre conhecimento do ofício, que o candidato responda às perguntas do entrevistador de forma objetiva e mesmo se tiver experiência limitada, é preciso demonstrar honestidade sobre isso, ressaltando sua disposição para receber o treinamento necessário durante o trabalho, explica Garcia.

Dicas para conseguir emprego

1. Saiba ouvir

respeitar a opinião dos seus colegas de trabalho é uma tarefa que possibilita reconhecimento, confiança e valorização, permitindo estabelecer uma relação de respeito profissional. Ideias sensacionais podem surgir quando se permite ouvir novas ideias e conseqüentemente perceber que estas contribuições, podem melhorar e aperfeiçoar a ideia inicial. Um gestor benevolente sabe ouvir cada contribuição da equipe, sem superestimar o potencial intelectual humano.

2. Seja positivo
se você for todo dia para o trabalho com vibrações positivas, as pessoas vão considerá-lo aquele tipo de pessoa que sabe lidar com a tensão, as incertezas e os problemas. Ou seja, alguém que não faz tempestades em copo d’água, que se mantém calmo, sereno, confiante e controlado. Mostre-se otimista o tempo todo. Assim que os outros começarem a encará-lo como uma pessoa de temperamento alegre e positivo, vão ter vontade de ficar, cada vez mais, a seu lado e com isso a possibilidade de quererem você por mais tempo na empresa

3. Encare o seu medo, não a sua ansiedade
A maior parte das pessoas acha que medo e ansiedade são a mesma coisa. Medo é uma resposta emocional em relação a uma ameaça real ou percebida. Ansiedade é uma apreensão sobre algo que você está antecipando ou mesmo sobre algo desconhecido.

Se você está com medo ou preocupado porque não conta com as habilidades ou a capacidade para fazer o trabalho, isso é real e é algo com o qual você precisa lidar. Encare o fato, confronte-o, determine se é real ou não, e aí bole um plano para resolver a questão.

4. Não desanime
Nem todas as vagas efetivas surgem logo após o fim do contrato temporário. Algumas são abertas meses depois.

5. Seja pontual
Chegar atrasada ou faltar sem se justificar dá a impressão de que você não tem comprometimento.

6. Vista a camisa
De acordo com a gerente da Catho, Angelica Nogueira, o temporário deve ser dedicado e buscar conhecer a empresa. É fundamental ter interesse e ‘vestir a camisa’ da companhia em que atua. É importante estar sempre atento a acontecimentos, além de tomar atitude e sugerir melhorias, comenta.

7. Cumpra metas
Procure entregar as atividades no prazo. Demonstrar disponibilidade para desenvolver as atividades solicitadas é visto de maneira positiva pelo gestor, pois deixará claro que é um profissional que a empresa pode contar, relata ainda a gerente de RH da Catho.