Moradores do Bairro Novo e do Sítio Cercado estão participando de cursos profissionalizantes de cozinha, confeitaria e padaria. Os cursos são oferecidos em parceria entre o projeto Portal do Futuro e o Instituto Joanir Zonta.
O auxílio na formação profissional é um dos objetivos do Portal do Futuro, projeto da Prefeitura de Curitiba direcionado a jovens entre 15 e 29 anos e que oferece cursos e orientações profissionais gratuitos, em parceria com entidades e instituições. O projeto incentiva que os jovems procurem ser protagonitas de suas vidas. As atividades também são abertas a toda a comunidade dos quatro bairros onde há unidade dos portais: Cajuru, CIC, Sítio Cercado e Bairro Novo.
Esta é uma oportunidade única para mim. Eu não poderia bancar um curso como esse, que geralmente é caro, mas estou fazendo gratuitamente a partir do Portal do Futuro, diz Eloize Tomchak, de 29 anos, que está cursando confeitaria nas aulas ministradas no Liceu CAIC Bairro Novo. Eloize pretende abrir um comércio próprio para vender doces. Já fazia alguns doces em casa, mas agora estou aprendendo diversas técnicas, muita coisa que poderei usar em um trabalho futuro, revela.
Investir em uma loja também é a intenção de Patrícia Oliveira Cunico e sua filha Karen ao participar do curso de confeitaria. Notamos que não há nada nessa área no bairro. Pretendemos começar em casa e depois termos uma loja, confirma Karen, de 19 anos, que é técnica em meio ambiente.
Destacamos não só as técnicas do preparo e montagem dos doces, mas também falamos sobre a durabilidade e conservação, além das tendências do mercado atual. O curso é uma excelente oportunidade para quem pretende se inserir no mercado de trabalho ou começar um negócio, diz a professora do curso de confeitaria, Amelie Cordeiro.
A coordenadora do Instituto Joanir Zonta, Marina de Queiroz Pereira Oliveira, destaca que os cursos ministrados fazem parte do projeto Festival Gastronômico, realizado pela instituição através da Lei Rouanet. Em janeiro, teremos a formatura desses alunos e eles vão cozinhar receitas que aprenderam em uma atividade que também vai reunir espetáculos de dança. Nosso projeto é cultural, mas também auxilia na profissionalização e aumento de renda das pessoas, informa.
As aulas de confeitaria e cozinha seguem até o dia 14 de novembro no Liceu CAIC Bairro Novo. Na mesma data se encerram as aulas de padaria no Liceu CAIC Sítio Cercado.