Trabalho & Negócios Descentralização

Conselho aprova realização de feiras de emprego nos bairros de Curitiba

Prefeitura Municipal de Curitiba

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego vai facilitar o acesso dos trabalhadores de Curitiba às vagas disponíveis do mercado, descentralizando as feiras de emprego. A ideia é realizar feiras nas regionais da cidade. A descentralização foi aprovada, em reunião no dia 7 de março, pelo Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, que reúne representantes de trabalhadores, empresas e da Prefeitura. No próximo dia 8, o conselho volta a se reunir para definir o calendário das feiras.

As feiras descentralizadas permitirão atender melhor os trabalhadores, perto do lugar onde vivem, afirma a secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves. Ela lembra que a descentralização de serviços é uma diretriz do plano de governo da atual administração, e está sendo implantada também em outras áreas, como urbanismo e cultura.

Até o ano passado, o município promovia evento centralizado. Agora, com o aval do Conselho – que reúne representantes de todas as centrais sindicais –, a secretaria vai estender a oferta ao longo do ano, facilitando o acesso para quem está sem emprego ou em busca de uma oportunidade melhor.

Este ano, a Secretaria do Trabalho e Emprego já realizou uma feira voltada à mulher trabalhadora. Realizada na Praça Rui Barbosa no dia 23 de março, a 1ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional da Curitiba Trabalhadora ofertou mais de 3 mil vagas de emprego, além de uma série de serviços.

A proposta que será submetida ao Conselho no dia 8 prevê, além de feiras nos bairros, também eventos voltados para os jovens e para inclusão digital. Além disso, está programada para dezembro uma feira de emprego e capacitação profissional de pessoas com deficiência, que deverá ser realizada na Praça Generoso Marques.