Em tempos de crise econômica e com desemprego em alta, muita gente está tendo de se virar nos 30 para garantir o pão nosso de cada dia. E com os programas de gastronomia e os chefs em evidência nos canais de televisão aberta e fechada, uma opção cada vez mais recorrente tem sido apelar à culinária como fonte de renda alternativa. Afinal, comer é uma coisa que todos temos de fazer, não é mesmo?

Em Curitiba, há cursos que se encaixam neste perfil — tratam de comida e são gratuitos. Um deles é a loja DR Lymp Gourmet (Rua Mateus Leme, 2324, no Centro Cívico). Ali são ofertadas aulas gratuitas e abertas ao público em geral. O outro é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que oferta cursos gratuitos para pessoas com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos federal (hoje em R$ 880).

Na DR Lymp Gourmet as aulas acontecem todas as terças e quintas a partir das 14 horas, sextas a partir das 19 horas, e aos sábados, 11h30. Idealizado em agosto do ano passado, a sua Cozinha Show começou a funcionar no mês passado. Cada aula tem duração de uma hora e vem reunido uma média de 20 alunos — quando começaram as aulas era uma média de 10 participantes e a expectativa é chegar a 50.

Temos um público bem diverso, com chefs de cozinha, donos de restaurante e fãs de culinária. Bastante gente vem aprender receitas, trocar experiência. E ganha desconto exclusivo variando da linha de produto e da marca, destaca Lucas Antonio Sasso, que atua no setor de marketing da empresa.
A receptividade está sendo muito positiva, mas queremos chegar à média de 50 pessoas por evento. Esperamos até outubro não ter espaço suficiente para alocar mais pessoas, estar sempre com a lotação máxima nas aulas, complementa.
Já no Senac, além dos cursos pagos, são ofertados também os chamados PSG (Programa Senac de Gratuidade). Segundo Daniela Rosa, gerente executiva da seccional de Curitiba, neste ano o grande destaque vem sendo justamente os cursos de gastronomia, cuja procura aumentou significativamente por conta da crise econômica.
A expectativa era até que reduzisse (a procura por cursos com a crise), mas mantém e em algumas áreas, como gastronomia, essa demanda tem sido maior, até porque neste momento muitas pessoas buscam nos cursos de gastronomia a oportunidade de fazer a produção própria, abrir um negócio, afirma Daniela. Temos inclusive muitos alunos com ensino superior com foco de entrar na área de gastronomia, que está em alta na mídia, com programas na TV aberta e fechada, finaliza.

Inscrição
Senac
A inscrição é feita via site (www.pr.senac.br). Para o Programa Senac de Gratuidade, as inscrições são por ordem de chegada e os cursos costumam ter lotação máxima

DR LYMP GOURMET
A empresa manteve até a metade do ano passado os cursos da cozinha show. Desde julho, contudo, não oferece mais o serviço