Com a semana encurtada por conta do feriado de 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho, as agências de emprego começaram a semana cheias. Ontem, havia 18 mil vagas em todo o Estado. Apenas em Curitiba, 6.616 vagas (36,75% do total) eram oferecidas para os trabalhadores de todas as áreas. As maiores ofertas, de acordo com a relação de vagas, eram para o setor de alimentos (1.016) e construção civil (808), sendo que o maior número absoluto de vagas era para a função de servente de obras, com 222 posições.
A Agência Central, instalada na Rua Pedro Ivo, passou o dia lotada e, segundo os dados da assessoria de imprensa do posto, recebeu cerca de 600 trabalhadores. Do total de vagas ofertadas, 60% não exigiam experiência, apenas a idade mínima de 18 anos, e ofereciam de salário o valor do mínimo R$ 678, mais benefícios.
A redução das exigências é resultado da grande oferta de empregos que há. No balanço geral, nos três primeiros meses do ano, foram ofertadas 18.453 vagas contra a inscrição de 8.972 trabalhadores no cadastro nacional de emprego. No mesmo período, foram realizados 23.122 encaminhamentos e apenas 2.333 colocações
A previsão da assessoria de imprensa da Agência do Trabalhador estima que hoje, véspera do feriado do Dia do Trabalho, o número de trabalhadores em busca de uma vaga se mantenha na casa das 600 pessoas, na unidade de Curitiba. Somando os atendimentos realizados na região metropolitana de Curitiba, o número deve chegar a 1.200.
Na quarta-feira, dia 1º de maio, as agências não abrem em função do feriado.