Trabalho & Negócios

Empresas do Paraná apresentam tecnologias em energias renováveis na feira Renex

Primeira feira do setor do país acontece no final de novembro em Porto Alegre

Redação Bem Paraná

Empresas paranaenses atuantes no setor de energias renováveis terão a oportunidade de estar mais próximas a esse universo no final deste mês. Entre os dias 27 a 29 de novembro, acontece no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS), a Renex South America, primeira feira Internacional de Energias Renováveis do país. O Paraná será representado pela IS Indústria Metalúrgica de Pinhais e pela Flessak de Campo Mourão.

A Is Indústria Metalúrgica especializada em Estações Anemométricas, irá participar da Renex divulgando seu seguimento no ramo de torres estaiadas e autoportantes para medições eólicas. Também irá lançar seu novo produto, a torre Solarimétrica, utilizada para medir a energia solar.

A Flessak irá apresentar seus produtos voltados para as usinas hidrelétricas, como geradores, painéis de comando e proteção e automação para usinas. Além disso, na área de serviços, a empresa oferece ainda montagem especializada nas áreas elétrica e mecânica, além de assistência técnica para usinas de geração elétrica. Segundo a empresa, a importância de estar numa feira como a RENEX é uma oportunidade de divulgar a Flessak e também entrar em contato com potenciais investidores na área de geração de energia renovável.

Sobre a Renex – Uma plataforma multissetorial com o objetivo de apresentar as novidades da indústria, tendências, inovação, ideias e atração de investimentos para o mercado brasileiro e latino de energias renováveis. Este é o objetivo da Renex (Renewable Energy Exhibition), feira internacional que terá sua primeira edição em Porto Alegre (RS), de 27 a 29 de novembro, das 14h às 20h, reunindo segmentos de energia eólica, fotovoltaica, solar térmica, biocombustíveis, biogás e biomassa. A feira é promovida pela Hannover Fairs Sulamérica com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul (SPDI), Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEeólica), Federação Alemã de Engenharia (VDMA) e Associação Alemã de Energia Eólica (BWE).

A RENEX tem origem no setor de energias renováveis da feira Industrial de Hannover, na Alemanha, e já possui duas edições de sucesso na Eurásia. Devido ao grande potencial de uso de energia renovável na América do Sul, especialmente no Brasil, a Deutsche Messe AG, maior promotora de feiras do mundo, está apostando nesta primeira edição da Renex South America, ampliando seu portfólio de negócios e expandindo o engajamento em feiras na América do Sul. Contribuíram para a vinda da feira ao Brasil o grande potencial do país em energias renováveis e os planos do governo brasileiro de investimento de cerca de U$S 63 bilhões para a expansão de energias renováveis até 2020, aumentando a demanda por produtos internacionais e know-how.

A Deutsche Messe AG aposta no potencial brasileiro e sul-americano de um setor em franca expansão e com grandes oportunidades de negócios. A escolha do Rio Grande do Sul se deu devido aos fortes investimentos do governo nesta área e a existência de um mercado já preparado para atender e receber novos investimentos, afirma Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica.