Para Eduardo Ferraz, Consultor em Gestão de Pessoas, a pausa atualmente não atrapalha a carreira das mães, pois o mercado de trabalho está carente de mão de obra qualificada, ou seja, se a profissional mantiver um nível de qualificação positivo, não enfrentará problemas futuros.
80% das organizações sofrem para conseguir bons trabalhadores hoje em dia, portanto, para a mulher que decide pausar a carreira para cuidar dos filhos, uma opção é manter uma atividade de freelance com projetos interessantes e sempre buscar o desenvolvimento das habilidades, realizando cursos à distância, aprimorando idiomas e ficando atenta às mudanças e exigências da profissão que exercer, afirma Ferraz.
Outra movimentação importante observada por Eduardo como solução para as companhias que não sabem lidar com esse dilema é investir em creches internas ou auxílio financeiro para manter uma escola integral para os filhos enquanto as mães estão trabalhando. Uma possibilidade interessante que também ocorre em grandes empresas é oferecer, após o período de licença maternidade, a opção de mais seis meses de home office para a mulher, conclui o consultor.