Número de estrangeiros em busca de emprego aumenta 51%

Bem Paraná

Um número cada vez maior de imigrantes haitianos, em situação regular, tem procurado os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) nas ruas da cidadania da Prefeitura de Curitiba. Nos primeiros nove meses deste ano, 407 trabalhadores estrangeiros inscreveram-se nos postos do Sine Curitiba. Em 2013 (de janeiro a dezembro), foram 269, ou seja, um aumento de 51%.
O Brasil tem sido o principal destino dos haitianos e somente Curitiba tem 2,5 mil imigrantes daquele país registrados na Polícia Federal. A Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba trabalha com um número maior, com a estimativa de 4 mil haitianos morando em Curitiba e região metropolitana.

Em Curitiba, muitas empresas tem encontrado nesses trabalhadores uma boa opção de mão de obra. É o caso da Viação Pluma, com sede no Pinheirinho, que emprega três haitianos, contatados através do Sine Curitiba. São trabalhadores assíduos, pontuais e extremamente profissionais, diz Marcos de Salles, técnico de segurança de trabalho da Pluma.
O estrangeiro tem os mesmos direitos trabalhistas de um trabalhador natural do Brasil, como 13º salário, FGTS e férias de 30 dias, entre outros. Também vale destacar a jornada padrão de 8 horas diárias ou 44 por semana, com um dia de folga, preferencialmente aos domingos.