Estudo mostra as carreiras em alta

Serviços e tecnologia estão entre as áreas estratégicas até o ano de 2020

Bem Paraná

Em meio à crise financeira, a dificuldade da recolocação no mercado de trabalho é um dos efeitos negativos para os brasileiros. No entanto, segundo pesquisa solicitada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), há áreas estratégicas que continuam em alta até 2020, como o setor de serviços e de tecnologia. Para concorrer às oportunidades, fatores como recomendações e histórico profissional são importantes, assim como estar atualizado e ter um bom autoconhecimento.

Segundo Carla Beck, sócia fundadora da Infinita EPH e consultora em desenvolvimento humano e organizacional, o profissional deve estar atento aos novos conhecimentos e habilidades exigidas, como se responsabilizar por diversas atividades. “É o profissional polivalente, que possui visão do sistema, que participa e está engajado com o todo, diferentemente do que se tinha em outros momentos, onde o profissional tinha uma percepção fragmentada do processo e da sua contribuição”, explica.

De acordo com a consultora, um grande diferencial dos profissionais atuantes e que se destacam no mercado é o fato de não ficarem parados no tempo. “Que tipo de profissional você quer ser? Você levanta todos os dias com satisfação quando sai para o trabalho? Se sente realizado? Quando detecta acomodação a partir desses questionamentos, não identifica mais desafios e vê que o trabalho não está mais atendendo a seus propósitos, é hora de buscar recursos e auxílio para reorganizar sua carreira”, ressalta Carla, enfatizando que a preocupação com essas questões deve existir mesmo quando se está empregado.

Além de estar disposto a realizar diferentes tarefas e se atualizar constantemente, é preciso levar em conta que o profissional é o protagonista de sua própria carreira. “Seus propósitos devem estar claros. Para isso, é necessário investir tempo e dinheiro e não ficar passivo diante das escolhas e decisões da organização”, explica.


CARREIRAS

 

Os 10 setores de atuação que surgem com grandes possibilidades de contratação até o ano de 2020
– Compras
– Comercial
– Tecnologia da Informação (TI)
– Serviços Gerais
– Planejamento
– Atendimento ao Cliente
– Recursos Humanos
– Marketing
– Comunicação
– Ouvidoria
– Área de Produção

Já na área de produção, as oito áreas de atuação que aparecem com ótimas perspectivas para o futuro
– Engenharia
– Produção
– Gestão de Qualidade
– Projetos
– Pesquisa e Desenvolvimento
– Segurança e Saúde Operacional
– Meio Ambiente
– Manutenção

A lista com as profissões que estarão em alta até 2020
– Supervisores de Produção em Indústrias de transformação de plástico
– Engenheiros de Petróleo
– Técnicos em Sistemas de Informação
– Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos
– Engenheiros de mobilidade
– Técnicos em mecatrônica
– Biotecnologistas
– Engenheiros ambientais e sanitários
– Desenhistas técnicos em eletricidade, eletrônica e eletromecânica

Fonte: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)