Sobre a principal dificuldade enfrentada pelos participantes na hora de conquistar uma nova posição o principal item indicado é a experiência, apontada por cerca 29%. Este percentual reduziu significativamente em relação à pesquisa anterior, apresentando uma diferença de 19,62% inferior. A formação acadêmica aparece como a segunda principal dificuldade, próxima percentualmente ao domínio de outro idioma, indicadas por 18,10% e 17,51%.
A pesquisa sobre o mercado de trabalho também abordou o tema planejamento de carreira. 56% dos profissionais entrevistados apontaram que possuem planejamento claro para suas carreiras. Outros 38% apontaram possuir algum planejamento, porém, pouco claro.
Mais da metade (55%) dos entrevistados possuem conhecimento sobre os serviços de Coaching, sendo que 32% gostariam de contratar os serviços de um profissional para ajudá-los a se desenvolverem profissionalmente. Outra parte gostaria de contratar esse serviço, porém não possuem certeza em relação a esta vontade. Cerca de 30% apontaram não possuir interesse nesse tipo de serviço no momento.
Perguntou-se sobre a percepção dos entrevistados em relação à economia brasileira e se esta se encontra aquecida. 69% acreditam que o momento é positivo e a economia se mantém aquecida. Houve um crescimento nessa percepção em relação à pesquisa anterior, totalizando um crescimento de 13 pontos percentuais.