A temporada de verão nas praias do Paraná deve atrair mais de três milhões de pessoas até o Carnaval. Essa população precisa comer, dormir, beber e buscar lazer. E para atender tanta gente, é esperada a contratação de até 25 mil pessoas como temporários nos sete municípios do Litoral paranaense, fora aqueles que descem para as praias com empreendimentos próprios especificamente para a temporada.
A estimativa de contratação é da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral) em parceria com a Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia e Entretenimento do Estado do Paraná (Feturismo), divulgado pouco antes do lançamento oficial da Operação Verão 2014/2015.
Em termos financeiros, a estimativa das entidades é de que se movimente no litoral durante a temporada R$ 3 bilhões, mas tudo vai depender das condições econômicas e do tempo, claro. Mas o otimismo vem pelo fato da temporada deste verão ser mais curta, com cerca de 60 dias, o que acaba compensando a contratação de temporários para toda a temporada, diferente de outros anos, como a edição 2003/2004, quando foram contratados apenas 6,5 mil temporários.
Boa parte deste contigente de trabalhadores flutuantes é encontrado na própria população local, mas há muito que vêm de outras cidades para o bico de férias. Estes trabalhadores atuam nas lanchonetes e restaurantes, hoteis, pousadas, e lojinhas, mas também não é difícil encontrar quem vem de fora para comercializar produtos e serviços na areia, aproveitando o boom de turistas para a região. Vale tudo, vender água de coco ou alugar guarda-sol e cadeiras de praia.
Dicas — Sol, calor, praia cheia. Esse é o cenário perfeito para quem depende do movimento na temporada de verão para obter lucro em seu negócio ou trabalho. Para esses trabalhadores, planejamento é a palavra de ordem, pois depois da fartura, pode vir a escassez.
Fazer um bom planejamento, prevendo os recursos que serão necessários para todos os meses, é a melhor alternativa para quem depende daquele montante adquirido no verão para se sustentar no resto do ano, explica a coach Cibele Nardi.
E isso vale para as empresas que estão no Litoral para a temporada. A dica para fazer o negócio prosperar, é dedicar-se integralmente no período de movimento, oferecendo uma experiência de qualidade ao cliente. Segundo a coach, um consumidor satisfeito, além de retornar ao estabelecimento, fará propagando positiva da empresa, podendo gerar mais lucro e, inclusive, abrir novas portas ao empresário. Quem sabe esse cliente não possa ser o contato que faltava para que o negócio de verão se torne algo para o ano todo? completa.