Continuam abertas as inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional do ProJovem Trabalhador-Juventude Cidadã. As inscrições podem ser feitas até 5 de abril nas Agências do Trabalhador ou nas prefeituras, no caso de municípios onde não há agência. Os interessados devem ter idade entre 18 e 29 anos, ser membro de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, estar cursando o ensino fundamental ou médio (ou ter concluído o ensino médio) e estar desempregado. 

O secretário do Trabalho e Emprego, Luiz Cláudio Romanelli, explica que a meta do governo estadual para este ano é qualificar 7 mil jovens pelo Programa. Cerca de 4,8 mil jovens já se inscreveram e restam ainda mais de 2 mil vagas que devem ser preenchidas nos próximos dias. É uma excelente oportunidade para os jovens que buscam uma colocação no mercado fazerem o primeiro um curso de qualificação profissional, o que facilitará essa inserção, explicou ele. O investimento do programa é de R$ 10,3 milhões para qualificar 7 mil jovens em 117 municípios. 

Os documentos necessários para inscrição são: cópia legível do CPF, RG, PIS/NIS, título de eleitor, comprovante de residência e de escolaridade, ou histórico escolar, e comprovante de quitação das obrigações militares. 
Os cursos oferecidos são nas áreas de Administração, Agroextrativista, Alimentação, Construção e Reparos, Educação, Esporte e Lazer, Gestão Pública do Terceiro Setor, Madeira e Móveis, Metal Mecânica, Pesca e Piscicultura, Saúde, Serviços Domésticos, Serviços Pessoais, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário. 

A carga horária será de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de Qualificação Social e 250 horas/aula de Qualificação Profissional, em seis meses. Enquanto frequenta as aulas, o aluno tem direito a bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 por mês, além de lanche, transporte, kit escolar, material didático e camisetas com a identificação do programa. 

O ProJovem Trabalhador-Juventude Cidadã é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego, executado em parceria com o Estado, que tem como objetivo ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo o seu reingresso no processo educacional, recebimento de qualificação profissional e acesso a ações de cidadania. 

Confira a lista dos municípios e cursos oferecidos que ainda possuem vagas: 

ALMIRANTE TAMANDARÉ: Administração, Construção e reparos I, Serviços Pessoais, Metal Mecânica 
ASSAI : Madeiras e Móveis 
ARAPONGAS: Construção e Reparos II, Serviços Pessoais 
CONGONHINHAS: Agroextrativismo, Construção e Reparos 
BARRACÃO: Serviços Pessoais e Vestuário 
CAFELÂNDIA: Serviços Pessoais 
CASCAVEL: Construção e Reparos I e Metalmecânica 
CLEVELÂNDIA: Administração, Alimentação, Madeira e Móveis 
ENTRE RIOS DO OESTE: Administração 
JAGUAPITÃ: Serviços Pessoais 
MARECHAL CÂNDIDO RONDON: Telemática, Administração 
MARILUZ: Construção e Reparos I, Construção e reparos II 
MARMELEIRO: Saúde 
MATELÂNDIA: Construção e Reparos I 
MORRETES: Turismo e hospitalidade, Serviços Pessoais, Administração 
NOVA STA ROSA: Serviços Pessoais, Telemática 
PALMITAL: Construção e Reparos II 
PATO BRAGADO: Alimentação 
PATO BRANCO: Administração, Construção e Reparos II, Saúde 
PINHÃO: Administração 
PITANGA: Administração, Saúde, Construção e Reparos I 
PORTO BARREIRO: Esporte e lazer 
PRUDENTÓPOLIS: Madeira e Moveis 
QUEDAS DO IGUAÇU: Alimentação, Construção e Reparos I 
QUATRO BARRAS: Serviços Pessoais, Metalmecânica 
REALEZA: Serviços Domésticos 
RESERVA DO IGUAÇU: Vestuário 
RIBEIRÃO DO PINHAL: Serviços Pessoais 
RONDON: Vestuário 
SABÁUDIA: Administração, Madeiras e Móveis, Serviços Pessoais 
SANTA MARIANA: Construção e Reparos II,Madeiras e Móveis, Metalmecânica 
SÃO JOÃO: Serviços Pessoais,Construção e Reparos I, Construção e Reparos II 
SÃO JOÃO DO IVAÍ : Construção e Reparos I, Serviços Domésticos I, Vestuário 
SÃO PEDRO DO IVAÍ: Construção e Reparos I, Madeira e Móveis, Metalmecânica 
SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA: Serviços Pessoais 
SANTA IZABEL OESTE: Alimentação 
TAPIRA: Vestuário, Saúde 
TIBAGI: Gestão Pública e Terceiro Setor 
UBIRATÃ: Vestuário 
UMUARAMA: Vestuário, Alimentação, Madeira e Móveis 
VERE: Vestuário, Construção e Reparos