Belezas naturais como as da Ilha do Mel, de Guaraqueçaba e da Serra do Mar; cultura, tradição e gastronomia, com os centros históricos de Paranaguá, Morretes e Antonina, o Fandango e o barreado, ao lado de grandes obras como a Estrada da Graciosa, a ferrovia Curitiba-Paranaguá, o Porto de Paranaguá e o ainda não inaugurado aquário de Paranaguá formam o patrimônio turístico do litoral já conhecido por turistas e empresários. Mas o potencial do litoral paranaense é bem maior, de acordo com o estudo do Seabrae, principalmente levando-se em consideração a existência de diversos parques estaduais ainda não explorados e das baías de Paranaguá, Guaratuba e Pontal do Paraná, com grandes oportunidades de atividades náuticas. O turismo no litoral do Paraná ainda é muito dependente do sol e praia, mas o nosso grande atrativo não é a faixa de areia, é a Mata Atlântica. Nosso litoral é a maior reserva de Mata Atlântica do país e a exploração desta atração nos permite ter turismo o ano todo e não apenas no verão, comenta a gestora de projetos do Sebrae, Patrícia Albanez. Entre várias oportunidades de negócio indicadas para o litoral do Paraná, o estudo destaca: passeios de lancha, passeios de escuna, abertura de pousada sofisticada, resort, restaurante sofisticado, restaurante simples para o dia-a-dia, parque aquático, parque temático, teleférico, linha turística de ônibus, boliche, cinema e shoppings centers, com aceitação inçada por mais de 60% dos turistas consultados.
Outras atrações, mais específicas, também teriam, segundo o Sebrae, grande possibilidade de sucesso no litoral do Estado: hotel executivo, curso de mergulho, cafés, aluguel de bicicletas, arvorismo, passeio de helicóptero e aluguel de veículos offroad. Desde a realização do estudo, em 2011, estamos pautando nossas consultorias neste mapeamento, nas ondas de consumo identificadas pela pesquisa. Já há vários novos empreendimentos nos quatro principais eixos identificados: esportes náuticos, ecoturismo, gastronomia e turismo cultural, contou Patrícia. A parceria com o Sebrae vem sendo fundamental para consolidarmos os empreendimentos e aumentarmos a qualidade dos serviços oferecidos aos nossos turistas. Hoje, nenhum empresário fica desamparado e sabe, detalhadamente, as melhores maneiras de investir e de gerir seu negócio, disse o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, Adalto Mendes Luders
O estudo de Oportunidades do Litoral, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) será discutido, entre os dias 29 e 31 de agosto no 3º Festival de Turismo do Litoral do Paraná, em Matinhos. No festival deste ano, distribuiremos versões resumidas desse estudo aos empresários e aos interessados em investir na região. Mapeamos a vocação de cada pedacinho do litoral do Estado e pautamos a atuação de nosso escritório em Paranaguá no desenvolvimento de negócios com base no resultado do estudo, explica Patrícia.
SERVIÇO
3º Festival de Turismo do Litoral do Paraná.
Dias 29, 30 e 31 de agosto.
UFPR Litoral – R. Jaguariaíva, 512 – Caiobá – Matinhos (PR).
Informações: www.festival dolitoral.com.br.