SĂ¡bado passado estive em MaringĂ¡ dando um treinamento para uma empresa de telefonia e aproveitei para almoçar com um amigo, gerente de uma concessionĂ¡ria da Peugeot.
No almoço conversamos sobre assuntos variados. O meu amigo contou diversas histĂ³rias sobre vendas, que renderiam vĂ¡rios artigos, mas gostaria de compartilhar uma com vocĂªs. Ele tem um vendedor que alĂ©m de gostar do que faz, procura se dedicar ao cliente ao mĂ¡ximo, fazendo de cada venda uma histĂ³ria inesquecĂvel, digna de um sonho que se realiza, principalmente quando quem faz a compra quer dar um presente a quem se ama.
O Nilton, meu amigo, narrou-me uma histĂ³ria muito legal desse vendedor:
Uma mĂ£e queria dar um carro de presente para filha, mas nĂ£o queria apenas levar a menina Ă concessionĂ¡ria, escolher o carro, pagar e pronto.
EntĂ£o, o vendedor teve uma idĂ©ia muito boa. Depois de fechada a compra, ele sugeriu uma entrega diferenciada do carro. O carro foi envolto em um belo laço e ficou em posiĂ§Ă£o de destaque no show-room. No dia da entrega do veĂculo, alguns familiares foram atĂ© a concessionĂ¡ria e se esconderam na oficina. A mĂ£e pegou a filha, em seu compromisso, e disse que gostaria de passar na concessionĂ¡ria para escolher um carro para ela, isto jĂ¡ era quase hora de fechar Ă loja.
Quando entraram foram recepcionadas pelo meu amigo gerente e pelo vendedor, que jĂ¡ sabiam de tudo.
A garota começou a olhar os carros e logo percebeu que tinha um que se destacava, pois estava com laços, como se fosse um grande presente. Ai o vendedor disse que aquele carro seria um presente para uma jovem da cidade, e que os pais gostariam de lhe fazer uma surpresa no dia seguinte.
Logicamente a menina entrou naquele carro. Propositalmente, a nota fiscal foi deixada dentro do veĂculo. Quando a menina estava no interior do carro, o gerente lhe disse: dĂª uma olhada na nota fiscal e veja se vocĂª conhece a moça que vai ganhar este carro. EntĂ£o, a menina abriu a nota e leu o seu nome. Ela começou a chorar e nesse momento os familiares, que estavam escondidos na oficina, apareceram cantado parabĂ©ns!!! Foi uma choradeira geral!!!
Este teatrinho mostra que ainda existem profissionais que querem que seus clientes nunca mais se esqueçam deles, que nĂ£o deixam a rotina e as dificuldades afetarem a sua sensibilidade de tornar alguns momentos tĂ£o especiais. Afinal todos nĂ³s somos clientes, queremos ser bem tratados e quem nĂ£o gosta de uma boa surpresa?
Um grande abraço e boa semana.
Desmar MillĂ©o Junior, Autor do Livro: APENAS BOAS INTENÇÕES NĂƒO BASTAM, Palestrante nas Ă¡reas motivacional, comportamental e vendas. Site: www.milleo.com.br