As dúvidas envolvendo as decisões que devem ser tomadas para que um empreendimento de pequeno porte tenha êxito no mercado são comuns tanto para empresários quanto para potenciais empresários. De 21 a 24 de março, uma equipe de consultores especialistas em gestão empresarial e planejamento estará de ‘plantão’ na Feira do Empreendedor 2013 – Paraná, no ExpoUnimed, em Curitiba, para prestar orientações.
Dividida em duas alas — Já tenho empresa e Quero abrir empresa — a estrutura especialmente montada pelo Sebrae/PR, o realizador do maior evento de empreendedorismo do Estado, contará, durante os quatro dias, com 60 profissionais, que se revezarão das 14 às 22 horas para atender os visitantes, a maioria vinda de Curitiba e municípios da Região Metropolitana.
Tanto empresários, potenciais empresários, quanto microempreendedores individuais — recém-saídos da informalidade e que faturam até R$ 60 mil ao ano — encontrarão à disposição um ‘time’ de especialistas em gestão, finanças, marketing, legislação, recursos humanos e, também, em prospecção de novos mercados, como investimentos em comércio eletrônico e em franquias.
Nas orientações empresariais — que são individuais — os empresários, por exemplo, poderão expor em quais áreas estão as principais deficiências da sua empresa e já obter informações sobre gestão e diretrizes para a tomada de decisões.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Marcia Giubertoni Borro, as orientações empresariais gratuitas, disponíveis na Feira do Empreendedor, ajudarão o empresário e o potencial empresário a dar os ‘primeiros passos’. As orientações dos consultores são uma forma de ajudar o empresário a identificar possíveis falhas e, depois do evento, buscar mais conhecimento para melhorar a competitividade do seu negócio, avalia.
Marcia Borro completa que a concentração de especialistas em um único local também ajudará os visitantes a identificar mais de uma área de interesse em consultorias. Para os gestores de empresas que buscam a prospecção de novos mercados, quatro consultores especialistas em negócios digitais darão orientações sobre o Programa Conecte seu Negócio, fruto de uma parceira nacional entre Sebrae, Google, e Yola, que visa ajudar micro e pequenas empresas a criar o seu primeiro site de maneira simples e rápida.
Os interessados em ter o próprio negócio também contarão com orientações especializadas sobre como realizar um planejamento eficiente do futuro empreendimento, potenciais de negócios na Grande Curitiba e alternativas de como buscar recursos financeiros não apenas em instituições financeiras.
Os empreendedores interessados em se formalizar como microempreendedores individuais também contarão com consultores específicos no espaço dedicado Quero abrir empresa. Quem buscar as consultorias no evento já poderá sair da Feira do Empreendedor com a empresa registrada.
Para informações sobre a lista completa dos documentos necessários para a formalização como Microempreendedor Individual, os interessados podem entrar em contato com a Central Relacionamento do Sebrae/PR, pelo 0800 570 0800.
A consultora Marcia Borro ainda reforça que uma série de materiais, que podem ser usados como apoio nas consultorias, estará disponível para download no hotsite da Feira do Empreendedor, no endereço www.feiradoempreendedor pr.com.br.