O fato de passarmos por uma crise no mercado de modo geral não significa que os profissionais que estejam posicionados se deixem contaminar pela desmotivação. Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de Recursos Humanos (RH), ressalta que é importante combater este estado de ânimo para evitar a estagnação, sem analisar novas possibilidades.
Ele aconselha que aqueles profissionais que estão empregados busquem quais os motivos que estão levando a condição de desmotivação. Esse comportamento é necessário para criar as oportunidades de mudança do ambiente torná-lo mais atraente.
Após essas ações e análises, concluindo-se que realmente é momento, recomendo que busque novas oportunidades, contudo, antes de deixar a colocação atual, aguarde o melhor momento e uma boa proposta para tomar a decisão em definitivo, diz Bazzola.
Ele orienta que, enquanto isso não ocorra, deve-se buscar motivação para contribuir com a empresa na qual está. Atitude que considero no mínimo profissional e que dará respeito e consideração futura, afirma. O consulto reafirma a necessidade de deixar um legado positivo em resultados e em atitudes. Isso pode consolidar sua imagem em seu campo profissional, finaliza.