O Mutirão do Emprego realizado nesta terça-feira (04), em Curitiba, recebeu 2.946 candidatos na Agência do Trabalhador. Destes, 1.850 participaram diretamente da ação, 662 foram pré-aprovados e deverão estar no mercado de trabalho nos próximos dias.
O secretário do Trabalho, Amim Hannouche, explica que a ideia do mutirão é colocar o máximo de pessoas no mercado de trabalho de forma imediata, principalmente pessoas sem experiência, com a parceria das empresas participantes para obter bons resultados. Tivemos 662 trabalhadores inseridos no mercado de trabalho em apenas um dia. A secretaria e as empresas trabalharam juntas em e o resultado foi excelente, disse.
O mutirão reuniu no mesmo local 12 empresas de diversos ramos, como serviços, alimentação e comércio, que buscavam trabalhadores para sem experiência e para contratação imediata. Diferente dos encaminhamentos habituais, as empresas estiveram na sede da Agência do Trabalhador para selecionar os candidatos às vagas e posterior contratação.
A ideia inicial era o candidato já sair contratado, mas pelo grande fluxo de trabalhadores e o curto espaço de tempo, as empresas optaram por pré-selecionar os candidatos e encaminhá-los para seus departamentos de Recursos Humanos, disse o gerente da Agência, Rafael dos Santos.
O secretário do Trabalho informou que novos mutirões para outros setores serão realizados ainda em 2014. Vamos fazer mais dois mutirões ainda este ano, um para trabalhadores acima de 45 anos e que estão fora do mercado e para trabalhadores com cursos de nível superior completo e incompleto.
OPORTUNIDADE – O jovem Rudiney Pires, 19 anos, buscava uma das vagas do mutirão e optou pela empresa Coca Cola. Estudante do Ensino Médio, Rudiney foi pré-selecionado para a vaga de auxiliar de almoxarifado. Vi na televisão que haveria o mutirão e resolvi arriscar. Optei pela Coca Cola, pois fica perto de casa e posso conciliar com os estudos. Foi a primeira vez que vim à Agência do Trabalhador e já saio selecionado. Estou muito contente e espero que dê tudo certo, disse.
Eluzemar Moreira Santos, de 24 anos, também foi contratado no mutirão. Ele, que já tem um emprego noturno, buscou outra vaga para aumentar a renda e foi selecionado como repositor do Festval, uma das empresas participantes do evento. Os horários darão certo, pois moro perto dos dois locais de trabalho. No meu primeiro emprego, trabalho durante a noite e esta vaga vai me ajudar bastante, disse o jovem.
A secretaria estadual do Trabalho agradece as empresas partipantes – Condor, Carrefour, Festval, Au–Au, Centauro, Coca Cola, Cacau Show, Soft Marketing, Cacau Show, Nissei, Girafas, GR/S.A. e Versazi.