Segundo a Abragames (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais) , a estimativa é que o mercado de trabalho na área de games cresça 13,5% nos próximos cinco anos., As funções mais procuradas são designers e programadores de jogos para redes sociais e plataformas móveis, como celulares e computadores portáteis.
Nesta área, 80% dos profissionais empregados têm nível superior, mas essa não é a principal exigência. O que o mercado mais precisa é de profissionais com experiência. Mas em Curitiba, há dois cursos especializados para a área, na Universidade Positivo (UP) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR);
Dependendo da escolha, o curso de tecnologia em jogos digitais pode ter duração variada entre dois anos e meio e três anos. Além da opção de desenvolver jogos, os cursos também preparam os alunos para atuar em outras áreas de programação e desenvolvimento – como o de simuladores para empresas, por exemplo. Na UP, o curso de tecnologia em jogos digitais procura fazer com que os alunos desenvolvam o maior número de jogos possíveis durante os dois anos e meio de duração. Na PUC-PR, a opção curricular do curso de tecnologia em jogos digitais é mais focada na programação. Para a conclusão do curso em 2013, os alunos estão desenvolvendo um jogo de estratégia em tempo real – Real Time Strategy (RTS).
Realmente o Brasil vem mostrando que o mercado de games está cada vez mais sólido no país e a indústria de jogos já percebeu isso a muito tempo. O Brasil é o quarto maior mercado do mundo no segmento de jogos digitais, com 35 milhões de usuários e segundo o Sebrae, as perspectivas de crescimento são positivas.