Nem todos dão importância, diz pesquisa

Bem Paraná

Descobrir a verdadeira vocação ainda não é uma prática muito comum no início da carreira de muitos profissionais brasileiros. Essa foi uma das principais constatações de pesquisa recente da consultoria Etalent, com apoio da Catho, realizada com base em 5.294 respostas obtidas por meio de questionário online entre os dias 6 e 13 de março de 2015. Quando perguntados se já tinham realizado algum tipo de teste vocacional no início da carreira, 61% dos entrevistados responderam que não e 47% consideram que estes tipos de testes têm média, pouco ou nenhuma importância como norteador para a carreira.

Como alternativas aos testes tradicionais, projetos de orientação de carreira, como coaching ou mentoring, surgem como boas opções na busca pela verdadeira vocação profissional. No entanto, estes projetos ainda são poucos utilizados pelos profissionais brasileiros. Para se ter uma ideia, a pesquisa aponta que apenas 14% dos entrevistados declararam já ter participado de algum tipo de projeto nesta área. Entre jovens de 18 a 25 anos, este índice é ainda menor: apenas 8%.

Para ajudar a transformar esta realidade, a Etalent lançou a Plataforma MyEtalent (www.myetalent.com.br), ferramenta interativa, 100% online e que funciona como um processo de coaching estruturado.