O lado bom e o lado ruim de ser freelancer

Portal mostra que Curitiba tem cerca de quatro mil profissionais que trabalham por conta

Bem Paraná

De acordo com um levantamento realizado pelo portal freelancer.com, do total de freelancers no Brasil cadastrados no site, a maior parte é da cidade de São Paulo (13%). Seguindo este ranking, aparece Rio de Janeiro com 5%. Curitiba aparece no ranking junto com Belo Horizonte, ambas com 2% cada, e Porto Alegre com 1,6%. O freelancer.com é a maior plataforma de interação entre profissionais e empresas do mundo.
Para fazer esta pesquisa, o portal levou em consideração cidades com mais de 100 usuários cadastrados e o total de profissionais brasileiros no site, de aproximadamente 200.000 freelancers, cerca de 1,5% dos profissionais independentes de todo o mundo.

Trabalhando como freelancer é possível quebrar barreiras de continentes e países, então as opções acabam sendo muito maiores do que um emprego com carteira assinada em que você precisa comparecer à empresa. É um tipo de negócio que tende a crescer, destaca Sebastián Siseles, diretor regional para América Latina do freelancer.com.
“Sendo freelancer eu tenho liberdade de horário e posso cobrar mais pela hora trabalhada”, conta o curitibano Hermann Henning, 41 anos, que trabalha por conta com sound design para games. A sua profissão é pouco conhecida e chama-se Game Audio Design.
Some-se a isso a possibilidade de escolher projetos, fazer a própria jornada de trabalho semanal e ter tempo — às vezes — para outras atividades.
Henning também aponta as desvantagens de trabalhar por conta própria. Em contra-partida as vezes sou obrigado a trabalhar de madrugada e em feriados e fins-de-semana, e se eu não correr atrás de trabalho sempre, não tenho nada pra receber no fim do mês, explica.
Fundado em 2009 e quatro vezes vencedor do WebbyAwards, o principal prêmio internacional de excelência na internet, o Freelancer.com é a maior plataforma de outsourcing e crowdsourcing do mundo, e conecta mais de 13 milhões de profissionais independentes em todo o mundo, especializados em diversas áreas como TI, internet, marketing, comunicação, engenharia, ciências, entre outras. O portal já foi responsável por mais de 6,5 milhões de projetos, movimentando cerca de US$ 1,5 bilhões.
O Freelancer.com é ideal para pequenas empresas que buscam atender demandas de trabalhos sem ter que contratar em período integral. Para mais informações, acesse: www.freelancer.com.

Ser freelancer

Vantagens

Maiores ganhos. Grande parte dos freelancers garantiu ganhar mais 45% do que ganharia se estivesse num emprego normal na sua área

Horas de trabalho. Apenas 29% disse que trabalhava mais de 40 horas por semana

Felicidade. 90% dos freelas assumiu estar mais contente agora do que anteriormente

Pouca crise. 49% dos freelas disseram que não sentiram a atual crise económica

Empreendedores. Mais de 70% assumem-se como empreendedores

Desvantagens

Tempo inteiro. 65% revelou que o trabalho de freela ocupa 100% do seu tempo

Infelicidade. 21% demonstraram estar menos satisfeitos do que se estivessem num trabalho normal

Clientes. 29% dos freelas assumiram que a sua maior dificuldade é encontrar clientes

Menos seguro. Quase 22% assumiram que se sentem menos seguros agora do que quando tinham um trabalho tradicional

Benefícios. Muitos freelancers referiram que a falta de um seguro de saúde é uma das maiores dificuldades