Trabalho & Negócios

Oportunidades na área de comunicação

Hamilton Ferreira Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

O mercado de comunicação está evoluindo. Cada vez mais empresários e executivos percebem a importância de um trabalho profissional voltado para a marca e reputação, ativos que têm grande valor atualmente, devido a mudanças no segmento, como a construção dos conteúdos jornalísticos de forma colaborativa com a opinião pública e as novas ferramentas digitais de comunicação. Para profissionais versáteis, oportunidades não faltam. Conversamos com o jornalista Ricardo Voigt, sócio da agência de comunicação empresarial Lide Multimídia, para saber as demandas no mercado:

A assessoria de imprensa é uma boa oportunidade para construir carreira?
Sim, pois o profissional que atua neste segmento tem a oportunidade de construir e manter uma rede de relacionamento bem ampla. Além disso, as mudanças abrem oportunidades de atuação e desenvolvimento de projetos inovadores. Este profissional precisa ser um excelente jornalista, ter visão do que é notícia e como funciona a imprensa, além de possuir visão estratégica, trabalhar com planejamento e processos, ter ótimo relacionamento interpessoal para construir e manter um network no mercado e capacidade de adaptação para atuar com diferentes segmentos. Além, é claro, de muita pró-atividade.

Como você avalia as mudanças, principalmente no que se refere ao uso de novas tecnologias?
O mercado vem mudando e os valores com ele, mas a credibilidade e o profissionalismo são a base de sustentabilidade de um profissional neste mercado. O uso das novas tecnologias digitais só funciona se você mantém uma relação no mundo real, estreita e consolidada, no mercado, tanto com empresas como com os profissionais de imprensa. Para quem é criativo e gosta de expor suas ideias, não faltam oportunidades. Eles podem trabalhar em agências de publicidade, empresas especializadas em internet, marketing direto e promoção, além de estúdios de design, produtoras de som e de filme.

O presidente do Clube de Criação do Paraná (CCPR), Victor Afonso, que também é diretor de criação da agência Master Roma Waiteman, fala sobre as possibilidades para este profissional:

Como está o mercado de trabalho para profissionais de criação?
O mercado está aquecido para profissionais criativos, seja para atuar em departamentos de criação de agências de publicidade, por exemplo, ou em qualquer outro setor onde boas ideias sejam bem-vindas. Não se exige uma formação específica para ocupar um cargo de criação. Basta ter talento, vontade de aprender, curiosidade e determinação.

O que se espera do profissional de criação no mercado de trabalho atual?
Por se tratar de um mercado extremamente dinâmico, mais do que uma competência específica, exige-se um tipo de postura: o profissional que deseja trabalhar em criação precisa estar aberto para aprender. Outro ponto importante é gostar e entender de gente. Porque as tecnologias, os meios, podem mudar, mas a natureza humana permanece igual.

Quais as diferenças entre trabalhar na área de criação hoje em dia e há 10 anos?
A atualização constante é uma condição para se trabalhar em criação. Quando comecei, 10 anos atrás, a internet banda larga ainda engatinhava no Brasil, e as redes sociais também não tinham decolado. Mas, no fundo, as redes exercem a mesma função do salão de beleza, dos bares, onde as pessoas comentavam sobre determinado comercial. A diferença é que agora é possível medir essa repercussão.

Curtas
* A WebStorm, empresa paranaense especializada em comércio eletrônico, confirmou sua presença no evento F5 SC, que irá reunir grandes nomes do e-commerce brasileiro em Santa Catarina no mês de agosto. A WebStorm participará de um painel que vai discutir, entre outros assuntos, a gestão do e-commerce, mídia online, métricas e mobile commerce.

* Com investimento de R$ 52 milhões, a Auto Viação Catarinense renova sua frota neste semestre com a aquisição de 110 novos ônibus. Com a compra, a Catarinense fica com uma das frotas mais novas do mercado, com 2,2 anos.

* A Eismann, líder no mercado europeu de alimentos ultracongelados, está contratando representantes comerciais em Curitiba e região metropolitana. Para se candidatar às vagas, é preciso ter carteira de motorista B e empresa constituída. Interessados devem mandar currículos para emerson.catani@eismann.com

* A equipe do Clube Curitibano é campeã da XVII Copa Mercosul de Natação. Com excelente resultado, os atletas do Curitibano garantiram o lugar mais alto do Pódio, na competição que reuniu 47 clubes de toda América do Sul.

Há um grande desejo em mim de sempre melhorar. Melhorar. É o que me faz feliz.
(Ayrton Senna)