A qualidade e a produtividade são o foco do Programa Construção Competitiva 2013 – Construindo com Qualidade. Voltado para atender ao micro e pequeno empresário do setor da Construção Civil de Curitiba e Região Metropolitana, o programa vai trabalhar a qualidade e a produtividade em produtos e processos desenvolvidos pelo segmento.
A proposta é trabalhar, em conjunto, ações já executadas pelas entidades no fortalecimento da cadeia produtiva do setor, além de propor novas diretrizes e oportunidades de crescimento aos empresários. A justificativa para a criação do programa está no papel importante do setor no potencial de desenvolvimento econômico do Paraná e que reúne grande quantidade de micro e pequenas empresas.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, as micro e pequenas empresas foram as que mais geraram empregos no Brasil em 2012, com cerca de 77% dos novos postos abertos. O segmento responde por 60% dos empregos com carteira assinada e 20% do Produto Interno Bruto do (PIB) brasileiro.
O programa é resultado da  parceria do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PR),  do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Paraná (Senai/PR), e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon/PR).
No Programa Construção Competitiva 2013, empresários dos mais diversos segmentos ligados à construção civil terão acesso a informações e referências que visam promover um ambiente competitivo da cadeia produtiva, a partir do incentivo à qualidade e à produtividade. A iniciativa visa trabalhar com empresas de micro e pequeno porte, em segmentos específicos como cerâmicas, construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, lajes e pré-moldados.
A parceria será oficializada em 7 de março, em um encontro com empresários dos segmento e representantes das entidades envolvidas.