Trabalho & Negócios

Parceria oferece capacitação para jovens

Cerca de 40 estudantes começaram ontem curso gratuito de Web Design Básico

Bem Paraná

Cerca de 40 jovens com idades de 15 a 18 anos, que participam de atividades oferecidas pelo Portal do Futuro do Boqueirão em contraturno escolar, iniciaram ontem um curso gratuito de Web Design Básico. As aulas acontecem na UniCuritiba, em parceira com a Prefeitura de Curitiba.
Oferecer conhecimento de ponta a uma parcela da população que enfrenta alto risco social é uma forma de prevenção contra as drogas, explicou o diretor do Departamento de Política Pública sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social, Diogo Busse.  Quanto mais alternativas esportivas, culturais e de educação os jovens tiverem, maior a probabilidade de que não se aproximem das drogas, disse.
A estudante Thainá Pisani, de 18 anos, que acabou de concluir o ensino médio, estava ansiosa para o início das aulas. Sei que esta é uma oportunidade muito boa para o meu futuro, pois quero trabalhar na área de elaboração de websites e irei aprender muito aqui, afirmou.

Moradora do bairro Alto Boqueirão, ela contou que não teria condições de frequentar o curso com recursos próprios. Tenho tido muitas oportunidades boas desde que comecei a ir ao Portal do Futuro. Lá pratico vôlei e faço outros cursos, disse. Posso dizer que a minha vida já mudou muito, para melhor.
Aluna do 2º ano do ensino médio, Karine Pires, de 15 anos, também frequenta o Portal do Futuro do Boqueirão em contraturno escolar, onde faz aulas de musculação e vôlei. Ela comemorou a oportunidade de aprender mais sobre informática. Tenho muito interesse em webdesign e penso em trabalhar na área de publicidade. Por isso este curso é uma ótima oportunidade, disse.
O professor Fabiano Pucci, coordenador dos cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda da UniCuritiba, conta que o curso de Web Design Básico, com 20 horas/aula, oferecido aos jovens participantes de atividades no Portal do Futuro do Boqueirão é a apenas um primeiro passo. A meta é oferecer em média quatro cursos gratuitos a cada ano, através da parceria com a Prefeitura. Através desta ação, a universidade exercita a sua responsabilidade social. Muito mais do que a capacitação técnica, queremos mostrar a estes jovens como é a convivência universitária, instigando-os a novos desafios na área do conhecimento, diz Pucci.