Um quarto dos pais de família gostariam de deixar o trabalho para cuidar exclusivamente dos filhos. Esse é o resultado de uma pesquisa da Catho que ouviu pais em todas as regiões do País em homenagem ao dia deles, no próximo domingo. Na pesquisa, ainda, a maioria dos entrevistados acredita que passa pouco tempo com os filhos — 58,3% do total.
Quando a pesquisa perguntou se ele (o pai) gostaria de deixar o trabalho para cuidar dos filhos, a maior parte diz que não: 74,2%, mas 25,8% deram a resposta afirmativa. A gerente de Desenvolvimento da Catho, Angélica Nogueira, observa que há um percentual interessante de homens que gostariam de ficar em casa tomando conta da família.
No entanto, como a maioria ainda sente a necessidade de continuar a trabalhar mostra uma faceta cultural da sociedade brasileira. É a cultura ainda do homem provedor da família. Para eles, ainda é difícil parar de ter um salário para ficar em casa enquanto a mãe trabalha, observa Angélica.  

Quando se trata do que mais sentem falta na correria do dia a dia, os resultados mostram que 34,9% gostaria de fazer mais passeios em família, 22,8% sente falta de estar presente em momentos importantes e 21,5% queria participar mais da educação dos filhos.
Mas embora não seja comum o homem deixar de trabalhar para cuidar dos filhos, a pesquisa aponta que 16,1% dos pais deixaram o mercado e destes, 13,6% ficaram mais de dois anos afastados do trabalho.
A Pesquisa da Catho de Dia dos Pais entrevistou 157 pais de diferentes regiões do Brasil. A maioria tem entre 31 e 35 anos. A Catho é uma empresa que tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato que busca novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos.

Pesquisa
Deixaria o trabalho para cuidar dos filhos?
Sim 25,8%
Não 74,2%

Já precisou deixar o mercado para cuidar dos filhos?
Sim, 16,1%
Não 83,95

Acha que passa tempo suficiente com a família?
Sim 41,7%
Não 58,3%

Do  que sente falta com a família na correria do dia a dia?

Fazer passeios em família     34,9%

Estar presente em momentos importantes     22,8%

Participar mais da educação dos filhos     21,5%

Brincar com os filhos     16,1%

Outro         4,7%

Fonte: Catho