A Prefeitura de Curitiba está com inscrições abertas para o curso especializado obrigatório destinado aos motofretistas – profissionais em entrega de mercadorias. O curso é totalmente gratuito e obedece a Resolução do Contran nº 410/2012, que tem por objetivo garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos e a padronização de ações e atitudes de segurança no trânsito.

Podem participar motociclistas que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas. As inscrições podem ser realizadas nas agências do Sine localizadas nas nove ruas da Cidadania ou no Instituto São Cristóvão, pelo telefone (41) 3015-3300.

O curso será realizado no Instituto São Cristóvão, organização não-governamental mantida pela Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e há vagas para 850 profissionais motofretistas. A iniciativa foi viabilizada por meio de emenda parlamentar e pelo Fundo Municipal do Trabalho.

O curso tem duração de 30 horas/aulas e cada turma terá no máximo 30 alunos. Eles recebem capacitação sobre legislação e gestão de risco sobre duas rodas, conceitos de trabalho decente conforme princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em especial no que se refere à igualdade de oportunidades e de tratamento, e ainda sobre normas técnicas de saúde e segurança. O curso também contempla aulas práticas de pilotagem e transporte de cargas. A formação das turmas segue até 2015.